Empreendedorismo

Como obter Certificação de PME


Obter a Certificação de PME para a sua empresa pode ser essencial para a candidatura válida a algumas linhas de financiamento para a sua empresa, razão pela qual é crucial perceber como se faz.

 

1º passo – Registo da Empresa

O primeiro passo na direção da certificação da empresa é o registo eletrónico da mesma no serviço de Certificação PME. Aqui preencherá um formulário com os dados de identificação da empresa definindo ainda uma password de acesso. Este registo é feito apenas uma vez.

 

2º passo – Indicar Representante

Depois de registada, a empresa deve preencher um formulário de identificação do/a representante da empresa perante o serviço de Certificação PME. Esta ficha deve estar sempre atualizada (particularmente o endereço de email) para assegurar que todas as comunicações eletrónicas do serviço chegam até si.

 

3º passo - Preencher e submeter formulário de certificação

Depois da discriminação do/a representante, a empresa ver-lhe-á disponibilizado um formulário de primeira certificação que incluirá a identificação completa da empresa (nome, endereço da sede, NIF, SS, etc), informação que permita classificar a entidade que está a requerer a certificação (sócios, direitos de voto, participação, etc) e informação sobre atividade (empregados efetivos, volume de negócios, etc). Os formulários de certificação são personalizados, pelo que a informação solicitada tem algumas variações consoante as características concretas da empresa que está a requerer a certificação e das entidades com quem se relaciona.

 

4º passo - Manter certificação

Uma vez aceite a certificação, não pode baixar os braços para sempre – de facto, a empresa tem de proceder a operações de manutenção da certificação, preenchendo e submetendo os respetivos formulários de certificação pontualmente ao longo do tempo. Os formulários são semelhantes aos anteriormente explicados, mas mais simples de preencher porque recuperam as informações por defeito, tendo apenas de alterar o que tiver mudado entretanto. Para simplificação do procedimento de preenchimento, existem diferentes tipologias de operações de certificação, consoante a fase do ciclo de vida da certificação.

 

Mais informações sobre a certificação de PME em iapmei.pt.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

PME

Certificação PME

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais