Como se organizar mesmo se for naturalmente desorganizado


No mundo do empreendedorismo, saber organizar-se é fundamental à sua produtividade, aos bons resultados, e a possibilidade de equilibrar uma vida pessoal e profissional saudáveis. No entanto, muitas pessoas são naturalmente desorganizadas, tornando esta tarefa em algo mais complexo. Conheça algumas dicas que o irão ajudar.


Analise a sua rotina

Escreva num papel a sua rotina diária. Quanto tempo demora a preparar-se de manhã, quanto tempo demora em determinadas tarefas ou em que dia as realiza. Todos os detalhes são importantes pois eles servirão de base a um calendário mais arrumado. Imagine que descobre que está a executar tarefas a menos ou que, especialmente se trabalha em casa, está a ter um horário de trabalho de mais de oito horas. Mesmo elementos que parecem impossíveis de mudar podem ser adaptados às suas necessidades.


Use um calendário

Confira prazos de entrega ou a data da próxima reunião. Seja um calendário digital ou um físico, é fundamental que tenha consigo um onde apontar as datas importantes, de modo a poder facilmente consultá-lo sempre que necessário, organizando a sua vida consoante estes compromissos.


Desenhe um plano de trabalho

Idealmente em papel, pegue nas notas que tirou durante o primeiro ponto e distribua as tarefas pelos dias da semana e pelos horários - inclua horário de começo e fim de trabalho, assim como de pausa para almoço. O primeiro passo é tentar perceber em que dia está mais motivado e utilize-o para as funções que requerem atenção especial. Posteriormente deve dar a cada tarefa uma hora específica para ser realizada, sem distrações. Isto irá permitir-lhe perceber se está a gastar muito tempo com determinada ação, para além de lhe permitir controlar o tempo de forma eficaz.


Limpe o espaço de trabalho

Olhe à sua volta e determine quais os objetos indispensáveis ao seu trabalho. Muitas vezes as pessoas acumulam objetos que não precisam mas que acabam por ocupar espaço, tornando-o mais “cheio” e confuso. Deixe consigo apenas aquilo de que precisa, compre capas e separadores para manter os documentos guardados, e adquira porta-canetas para o seu outro material. Tudo deve ser um sítio para onde ir, perto de si. Isto evita que perca algo indispensável e que ocupe vários minutos à procura dele.


Elimine distrações

Ter o telemóvel em silêncio pode ser impossível mas existem outros meios de prevenir distrações externas. Por exemplo, pode começar por desligar as notificações das redes sociais e do e-mail. Quanto tiver tempo livre, ou for hora disso, pode verificar as novidades dos seus amigos ou as mensagens de trabalho que tem por responder, sabendo que não está a desperdiçar tempo.


Lembre-se que o seu cérebro trabalha melhor se lhe permitir focar-se numa coisa de cada vez. Se está a organizar uma apresentação, verificar o Facebook ou parar para responder a um e-mail, irá parecer razoável, contudo, está a retirar concentração fundamental ao seu trabalho, tornando-o mais lento e com menores resultados.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como se preparar financeiramente para as suas férias

Ferramentas para organizar o seu e-mail a gosto

Como organizar o seu calendário


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais