Como organizar o seu calendário


Demasiadas tarefas para pouco tempo? Ter um calendário bem organizado irá certamente ajudá-lo a aproveitar o seu tempo da melhor forma e realizar todas as tarefas no devido tempo, especialmente se trabalha a partir de casa, com um horário flexível. Deixamos algumas dicas fundamentais a um trabalho e vida pessoal bem organizados!

Aponte as tuas tarefas diárias num papel
Ir ao ginásio, almoçar, jantar, reuniões, verificação do e-mail. Estas são algumas das tarefas que provavelmente terá de executar diária ou semanalmente. Aponte tudo num papel para ter uma melhor visão de tudo o que terá de organizar.

Defina horários de trabalho
Descubra a que horas é mais produtivo e limite o seu tempo. Será que trabalhar de forma mais produtiva entre as 9h00 e as 19h00? Ou entre as 10h00 e as 17h00? Será uma pessoa que prefere focar o seu trabalho à noite, entre as 17h00 e a madrugada, por exemplo? Olhe para a lista de tarefas, analise a sua produtividade e estabeleça uma hora de início e uma hora de final. Não quer dizer que não realize trabalho extra fora de horas mas as suas atividades principais devem estar no seu horário de trabalho.

Demarque o mais importante
Em especial reuniões, existem tarefas que são mais importantes do que as restantes. Use uma caneta de cor diferente ou mude a cor do separador para que esta se demarque do texto.

Tenha atenção ao seu descanso
Seja hora do pequeno-almoço, almoço ou um intervalo no meio do seu trabalho, é importante estabelecer espaços de tempo onde poderá relaxar e tirar brevemente a sua mente do trabalho, com a certeza que nada ficará por fazer.

Adapte o seu calendário
Feliz ou infelizmente será certamente necessário adaptar o seu calendário ao longo da semana devido a imprevistos que possam ocorrer. Tenha o seu calendário à mão de forma a que o possa adaptar consoante estas situações.

Partilhe a informação
Existem dois pontos a ter em atenção. Primeiro, é uma grande ajuda se a sua equipa estiver a parte das atividades mais importantes, como reuniões. Por outro lado, se você tem um grande número de tarefas diárias, e a manutenção do calendário acabe por se tornar num consumidor de tempo, é fundamental que passe esta função a um membro da equipa em quem confie e que atualize o calendário sempre que necessário.

Com estas ajudas terá um dia de trabalho mais produtivo mas também mais descansado, sabendo que tudo acabará por ser executado sem que para isso tenha de deixar tarefas, ou o seu descanso, de lado - diminuindo igualmente os seus níveis de stress.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Construa a sua campanha de crowdfunding perfeita
Dicas para aproveitar o dia de trabalho ao máximo

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais