Empreendedorismo

Como poupar em marketing?


Quando a saúde financeira não se encontra estável, como fazer o marketing e publicidade do seu negócio, com o menor dos gastos? Se em tempos de crise, arrancar com um negócio pode não ser a maior facilidade, então o que dizer dos gastos em promover o mesmo? Mais abaixo encontram-se 10 sugestões para reduzir custos na comunicação, que podem ajudá-lo a ampliar o negócio, crescendo sustentadamente:

 

Word-of-mouth funciona: Usufrua dos seus associados, parceiros e colaboradores para iniciar o processo de referências.

 

Use email: Ações de marketing por e-mail permitem-lhe comunicar personalizadamente com consumidores específicos, sobre produtos que lhes possam interessar. Em simultâneo, é mais barato criar uma newsletter para os consumidores já captados, do que recorrer a um serviço subsidiário para o mesmo efeito.

 

Utilize o YouTube: Hoje em dia é uma ferramenta utilizada universalmente, seja em termos pessoais ou profissionais. Desde vídeos promocionais dos produtos, a relatos de experiências, filmagens de bastidores, a utilização do Youtube permite-lhe “espalhar” o seu negócio, de forma abrangente e simplificada.

 

Comunique online: Através de um blog poderá publicitar, analisar e aconselhar sobre as suas ofertas, sem ter preocupações financeiras, enquanto que através dos fóruns online poderá comunicar com potenciais clientes e adquirir um estatuto diferenciado e de proximidade com os mesmos.

 

Conheça os negócios locais perto de si: Poderá sempre criar uma sinergia com outros negócios, de forma a repartir custos publicitários e de promoção, seja, por exemplo, em outdoors, gestão de contactos e feiras locais.

 

Fidelize e interaja com clientes: Comunique-lhes o seu desejo de que deixem testemunhos em plataformas como o seu site e as redes sociais, ou que relatem sua a experiência com os produtos e serviços aos seus amigos e colegas.

 

Seja um orador ou formador: Desenvolva ações de formação, discurse em encontros comunitários, lecione cursos de negócios, por forma a alcançar potenciais consumidores.

 

Integre-se em associações comerciais: Terá acesso a informação, conselhos e know-how específico para o seu negócio,  tal como novas oportunidades de vendas, fora os restantes benefícios que pode obter por ser associado.

 

Comece a correspondência cedo:  Ao enviar correio logo no início do dia, pode esperar que a entrega seja feita entre 1 a 2 dias, pagando o equivalente a, por exemplo, um selo de correio azul.

 

Anuncie discretamente e surpreenda: Inclua material promocional nas suas correspondências, como anúncios furtivos, notas fiscais, flyers de promoção e cupões na sua newsletter.

 

 

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