Empreendedorismo

Como prevenir o Absentismo na Empresa


O absentismo pode prejudicar gravemente o desempenho da sua empresa, mas há várias estratégias que pode adotar para aumentar a motivação dos seus trabalhadores, prestar-lhes apoio e prevenir as ausências continuadas. 

 

Estabeleça uma política de assiduidade

Formalize as expectativas da empresa para a assiduidade dos trabalhadores ao escrever um plano de política de assiduidade. Inclua definição de atraso e o que considera atrasos, faltas justificadas e injustificadas, e absentismo.

 

Expectativas de Assiduidade Objetivas

Partilhe a Política de Assiduidade com os seus trabalhadores e discuta com eles a sua expectativa relativamente à sua assiduidade. Nesta conversa, explicite as formas de contacto com a empresa que possibilitam um empregado de avisar que não vai trabalhar em determinada data. Os seus colaboradores devem entender quão frequentemente é aceitável ter uma falta não planeada, quantas faltas influenciam a qualidade da performance e que consequências terá o absentismo excessivo.

 

Recompense a assiduidade

Algumas empresas recompensam os seus trabalhadores mais assíduos que, por exemplo, não têm faltas não planeadas por um período de 6 ou 12 meses.

 

Dê apoio à sua equipa

Por mais que o absentismo prejudique a empresa, e por mais que possam existir trabalhadores que se encostam a casualidades ou mentiras para faltar ao trabalho, a verdade é que, por vezes, as pessoas passam por momentos muito difíceis na vida. É neste momento que é importante prestar apoio àqueles que o servem, disponibilizando meios que os ajudem a cooperar com os problemas que estão a enfrentar e que podem afetar a sua assiduidade e performance.

 

Boa Gestão de Recursos Humanos

Manter uma boa gestão de recursos humanos pode ser a chave para evitar o absentismo na sua empresa. Um gestor competente saberá sempre que estratégias deverá levar a cabo para manter os trabalhadores felizes e evitar o absentismo causado por stress – por exemplo, bónus, folgas, ofertas, entre outros.

 

Redução de Stress no Trabalho

Está cientificamente provado que o local de trabalho é a maior fonte de stress para o ser humano. O stress pode ser um ciclo vicioso que não só causa as faltas de assiduidade, como pode promover o surgimento de ainda mais stress e ansiedade no local de trabalho. Crie um ambiente de trabalho aberto onde os trabalhadores se sintam à vontade para falar com a chefia sobre o que os incomoda.

 

Férias Pagas

As férias pagas são um enorme benefício que pode dar aos seus trabalhadores, mas infelizmente, no contexto de muitas situações de trabalho na atualidade (a era dos Recibos Verdes), acaba por não acontecer. No entanto, poderá reparar que as férias pagas farão maravilhas pela motivação e determinação dos seus trabalhadores que não só vêm do descanso mais relaxados como não têm de enfrentar o stress de ficar sem receber quando precisam de descansar.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como manter os seus trabalhadores satisfeitos

Rotatividade

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais