Como reinvestir o lucro da Empresa


O conceito de reinvestir o lucro deve ser familiar a qualquer empreendedor, especialmente nos primeiros tempos do negócio. Além de ser importante guardar algum dinheiro para garantir que tem um salário, é importante pensar em boas estratégias de reinvestimento se quer que o seu negócio prospere.

 

Mas como deve fazê-lo exatamente? Existem várias estratégias.

 

Pague dívidas

Se o seu negócio está mesmo a gerar lucro e tem a possibilidade de o colocar onde deseja, pagar as dívidas do início da atividade é a melhor opção e deve ser o seu foco principal. Aqui não fazemos uma hierarquização de estratégias, mas na verdade, Pagar as Dívidas deve ser a opção primordial se estiver em cima da mesa. Evidentemente, não é a opção mais entusiasmante, mas pense na liberdade e independência do longo prazo.

 

Maximize o inventário e capacidade de serviço

Evidentemente esta estratégia depende da natureza do negócio – se estiver a vender produtos, a expansão de inventário significa investir, por exemplo, em meios de produção mais rápidos. Se estiver a vender serviços isto significa maximizar a capacidade de oferecer esse serviço aos clientes. Aqui a ideia é usar o lucro para equipar melhor o seu negócio para o crescimento.

 

Expanda a Marca

Este é sempre um dos principais passos para um negócio em crescimento e um que necessite de muito cuidado, estratégia e atenção – uma maior exposição da marca ao nível do branding, marketing e publicidade. Comece pelas redes sociais e, se necessário, destaque uma equipa ou colaborador específico para a tarefa.

 

Invista Externamente

Um investimento externo não parece exatamente um “reinvestimento”, no entanto, trata-se apenas de uma questão de terminologia. O conceito base é uma prática corrente de investimento – colocar fundos numa ação, recurso, etc na expectativa de ganhos futuros – o que aqui há de diferente é que pode fazê-lo enquanto negócio e não apenas como individual. É claro que esta estratégia tem algum risco associado, mas também pode significar um “fundo seguro em dias difíceis”, ou seja, uma forma mais “estratégica de poupança. Pense ainda que investir externamente pode trazer benefícios – em Portugal, uma PME pode deduzir a coleta do IRC em cerca de 10% dos lucros que investe em ativos elegíveis.

 

Contrate um CFO

Esta é uma estratégia que deve ser abordada com cuidado, no entanto, se as estratégias que falamos neste artigo parecem complexas, talvez seja altura de conseguir alguma ajuda em questões financeiras sob a forma de um CFO – essencialmente, ter um guru financeiro à disposição para lhe preparar as melhores estratégias possíveis de reinvestimento.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Fundo de Investimento

Como financiar um negócio / empresa

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais