Como remunerar os seus freelancers


Num mundo cada vez mais digital o mais comum é as empresas optarem por contratar freelancers para os seus projetos. Para além de estarem preparados para trabalhar fora de casa, eles possuem por norma uma vasta experiência e estão preparados para ingressarem em projetos diversificados. No entanto, isto leva muitos empreendedores a não saberem ao certo qual a remuneração justa e esta é uma tarefa importante que não deve ser executada de ânimo leve.

Considere a experiência de trabalho
Deve sempre tentar remunerar os freelancers que constituírem a equipa mediante a sua experiência, ou seja, quantos mais anos no ativo, maior deve ser o pagamento. Os anos de experiência são ótimos pois munem o candidato de habilidades que lhe serão úteis caso aconteça algum imprevisto ou o cliente precise do projeto mais depressa do que o esperado.

Pague por projeto
Dependendo do projeto e do trabalho que este envolve, pode remunerar o freelancer de forma diferente - consoante o período total de trabalho, a importância do projeto, entre outros. Deste modo ele saberá facilmente de onde está a vir o valor, e se este lhe é vantajoso.

Consulte outros freelancers
Seja outros profissionais que tenha contratado no passado ou amigos e conhecidos que tenha na área, tente perceber o que se está a pagar em outras empresas. Não terá de seguir os seus preços mas ficará com uma melhor ideia do que é praticado.

Negoceie com o candidato
Por vezes pode ser útil saber negociar a remuneração com o próprio candidato e discutir quais as suas expectativas e as dele. Especialmente se for um profissional bastante requerido, ele pode ter outras ofertas de emprego que você poderá eventualmente cobrir e conseguir assim o melhor para o seu projeto.

Contratar um freelancer pode ser uma ajuda preciosa e tem a vantagem de poder variar entre profissionais até descobrir a sua equipa perfeita. Quer seja num momento de aperto ou para um novo projeto, saiba procurar estes profissionais e remunerá-los da melhor forma.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Crie o seu perfil LinkedIn ideal
Porque deve contratar freelancers

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais