Como saber se deve investir num projeto de risco?


Recebeu uma proposta bastante cativante ou teve um ideia que acredita ir mudar a sua empresa. Contudo, ela acarreta um grande risco e você não está certo de que aventurar-se nesta nova experiência é o mais correto. Saiba quais os pontos que deve ter em consideração antes de tomar esta decisão tão importante.


O que pode correr mal?

Pense no pior dos casos. Qual será a pior coisa que pode acontecer de tudo correr mal? O fim do seu negócio, a perda de um cliente ou de um membro da equipa, falta de lucro? Depois crie um plano alternativo para resolver cada um destes problemas ou, se demasiado risco, analise a situação para saber se deve realmente avançar ou não.


Qual é o ganho?

Medir desvantagens é importante mas deve medir especialmente as vantagens. No final, compare ambos os lados e, quem sabe, descobrirá que as vantagens são tão grandes que compensam qualquer problema que venha a ter.


O que pensa a sua equipa?

Se está a colocar eventualmente a sua empresa em risco é fundamental que discuta o projeto com a sua equipa, principalmente aqueles que estão mais ao seu lado e cujo futuro pode ser prejudicado. Marque uma reunião e discuta os prós e os contras, criando um ambiente de brainstorming que o ajudará a tomar a decisão.


Está pronto para se responsabilizar?

Se tudo correr mal, está pronto para comunicar o que aconteceu à equipa e responsabilizar-se pelas perdas? Se sente que ao falhar, a culpa não será sua, então não está na altura de tomar a decisão. No final, esta pertence-lhe e tanto os ganhos como, principalmente, os problemas, estarão sempre à sua responsabilidade.


Não tenha receio de tomar riscos mas saiba analisá-los muito bem. Certos riscos não devem ser tomados por pena de destruírem tudo o que construir, contudo, há sempre riscos que valem a pena serem seguidos.


OUTROS ARTIGOS:

Fatores que o devem levar a mudar de mentor

Instagram: Aumente as conversões com estas dicas


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais