Como ser produtivo nos dias em que se sente desmotivado


Seja em dias chuvosos, a meio da semana ou já perto das suas férias, é normal sentir-se menos motivado, mais preguiçoso, em alguns dias, diminuindo consideravelmente a sua produtividade. Todos nós já passamos por aquela fase no nosso dia em que pensamos “são só cinco minutos” e mergulhamos num ciclo sem fim de verificar as redes sociais ou perdemo-nos nos “vídeos engraçados” do Youtube. Contudo, não desanime, pois existem truques que pode usar para combater este vício.


Tarefas rápidas

Quando se sentir menos motivado, olhe para a sua lista de tarefas e procure aquelas que demoram cerca de dois minutos ou menos para serem concluídas - mesmo que não sejam urgentes nem importantes. Conferir o e-mail, responder ao cliente, verificar aquela promoção importante no Facebook, seja o que for. Mesmo que esteja no final da lista de tarefas, executar uma tarefa mais pequena é sempre melhor do que não executar tarefa alguma.


São só mais dez minutos

De modo a ajudar o seu cérebro a não divagar tanto, pode optar igualmente por dar-se “mais dez minutos”. Já foram lançados alguns estudos que indicam que o nosso cérebro consegue focar-se se nos dermos um período limitado de trabalho, uma espécie de acordo connosco. Deixe uma alarme para daí a dez minutos e mentalize-se de que até ele tocar tem de trabalhar  - o mais certo é continuar por mais tempo pois quando o alarme soar o cérebro estará concentrado noutra coisa que não a necessidade de descanso.


Escolha o que mais gosta

Mesmo que não seja urgente ou importante, se se sente menos motivado, opte por uma tarefa que goste de fazer. Esta servirá como um “entretém”, satisfazendo a necessidade de pausa do seu cérebro, enquanto não deixa de ser produtivo e de avançar trabalho.


Liste o que tem de fazer

Muitas vezes o sentimento de “preguiça” advém da ideia de que o trabalho é infinito - o que normalmente é uma mentira que o cérebro não consegue perceber devido ao stress associado. Para quebrar o ciclo, escreva num papel todas as tarefas que tem mesmo de completar naquele dia. Isto irá fazê-lo perceber que afinal não existem assim tantos afazeres, melhorando a sua disposição e a sua vontade de trabalhar.


Limpe o seu local de trabalho

Seja em casa ou num escritório, o nosso espaço de trabalho rapidamente se enche de pó e outros elementos que precisam ser limpos - chávenas de café, embalagens dos snacks, entre outros. Limpar o seu espaço irá transmitir-se uma sensação de concretização e frescura que ajudarão o seu cérebro.


Mude de local de trabalho

A cantina, um café, outra divisão da casa, uma biblioteca, um parque, enfim, tente mudar um pouco a sua rotina e tente trabalhar, se possível, num espaço que lhe traga mais prazer, diminuindo o seu stress.


Normalmente a perda de motivação está ligada ao stress e combatê-lo é uma boa forma de evitar perder produtividade. Misture o descanso com estes truques e vai ver que conseguirá avançar trabalho mesmo quando isso é tudo o que menos deseja.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Seja mais produtivo, a Ciência explica-lhe como

Dicas de como se tornar um freelancer mais produtivo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais