Empreendedorismo

Como testar uma ideia de negócio


Depois de ter dedicado muito tempo ao desenvolvimento da sua ideia de negócio, está na altura de a testar – em tempos económicos tão agrestes, é imprescindível que esteja o mais seguro possível no seu projeto para que se possa compenetrar nele a 100%.

 

A preparação para o sucesso está na identificação preventiva de problemas e na minimização do risco. Eis algumas formas de testar previamente a sua ideia de negócio.

 

Testar ideia com um investidor
Por apostarem o seu dinheiro num projeto alheio, os investidores são brutalmente honestos – uma razão mais do que suficiente para lhes apresentar a sua ideia. Estas não vão ser as pessoas que lhe vão mentir para não magoar os seus sentimentos, que vão identificar os buracos e problemas da ideia e que lhe vão mostrar se a sua ideia vale ou não a pena.

 

Mostrar o protótipo a vendedores
Com uma atividade diária nas “trincheiras” e um entendimento único sobre o funcionamento e gostos dos consumidores, os vendedores são aqueles que melhor sabem o que vende e não vende, justamente porque sabem do que é que os consumidores/clientes querem e precisam.

 

Tentar licenciar a ideia
Mesmo que decida que, avançando com a ideia, não a quer patentear ou licenciar, a verdade é que pode reunir muita informação importante ao apresentar a sua ideia a responsáveis pelo processo de licenciamento – eles sabem o que é uma boa ideia quando a veem.

 

Feedback do consumidor
Tente chegar a algum do seu target – não apenas amigos e família, mas pessoas que poderiam REALMENTE comprar o seu produto ou serviço. A probabilidade de serem parciais é muito menor.

 


ARTIGOS RELACIONADOS
Ideia de Negócio em Casa

Fontes de Ideias de Negócio

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais