Como tirar o maior proveito de um freelancer


Os freelancers estão cada vez mais na moda, especialmente com a mudança de cultura das empresas mais novas que preferem um modelo de trabalho remoto. Contudo, trabalhar com alguém provavelmente inserido em mais do que um projeto pode muitas vezes ser mais complexo do que pensado inicialmente, por isso, deve ter em mente algumas práticas que tornarão a sua comunicação mais eficaz.


Saiba exatamente o que pretende

Evite pedidos vagos e retire a ideia de que o freelancer dará o seu “toque pessoal” pois isto levará a mal entendidos, a produtos finais que não são exatamente o pensado, e a comunicações demasiado alongadas e com poucos frutos. Tenha uma ideia concreta, explique-a de forma simples e detalhada para que não existam dúvidas nem demasiado espaço para interpretação.


Crie um contrato escrito

As novas tecnologias tornam a assinatura de um contrato algo simples de fazer para qualquer pessoa que tenha acesso à internet, por isso, opte sempre por desenhar um contrato onde estejam bem delineados os prazos, a remuneração, os objetivos, os documentos a entregar, os modelos de trabalho acordados, e tudo o resto que se aplique ao seu projeto. Deste modo, torna a sua relação mais profissional e protege-se de eventuais problemas.


Não deixe de lado o acordo de não divulgação

De igual modo, não passe ao lado do acordo de não divulgação, protegendo a sua propriedade intelectual, os métodos de trabalho da sua empresa, a sua equipa, entre outras informações sensíveis que podem ser prejudiciais na mão da concorrência.


Dê um lugar da sua empresa ao freelancer

Mesmo que ele não trabalhe diretamente com a sua equipa diariamente, apresentá-lo aos membros mais importantes e que lhe poderão oferecer ajuda, irá aumentar a confiança do profissional com a sua empresa, assim como a sua produtividade, ao sentir-se apoiado e não somente um profissional “descartável”.


Possua mais do que um meio de comunicação

E-mail, contacto telefónico, redes sociais (incluindo LinkedIn), e Skype, são formas de comunicação que deve partilhar com o seu freelancer, garantindo uma linha direta a si (ou a outro membro da equipa que o possa auxiliar) em qualquer altura e em qualquer lugar.


A contratação de freelancers está a ganhar terreno e pode ser uma excelente opção para a sua empresa mas tenha cuidado para não tratar este profissional diferentemente. Mantenha-se atento aos seus passos, aos resultados, e a tudo o que analisaria com qualquer outro membro tradicional da equipa.


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