Como se tornar um influencer


Youtubers e Instagramers têm uma coisa em comum, são muitas vezes tidos como Influencers - indivíduos que conseguem converter inúmeras pessoas para as suas ideologias e para os produtos e conteúdos que partilham. Ora, se você possui um negócio que tem associado uma destas redes sociais, pode ser interessante estudar este fenómeno e conseguir assim chamar a atenção de ainda mais clientes leais, para além de facilitar o seu acesso a parcerias, afinal, quem não gostaria de ter o seu produto partilhado por um Influencer.


Conheça o seu público base

Começar por baixo é sempre a melhor opção e se deseja chegar ao topo, é importante saber de trás para a frente todas as necessidades do seu nicho inicial de clientes. Domine-o e, com o tempo ,pode expandir as suas áreas de interesse, cativando outros nichos. Antes de tudo, seja visto como um Influencer na sua área de carreira.


Não trabalhe em cima do joelho

É fácil cair na rotina de tratar de um conteúdo hoje e depois pensar no que vem no dia a seguir, porém, para além de aumentar o seu nível de stress, esta metodologia é desorganizada e em nada o irá ajudar. Idealmente deve ter um calendário, uma grelha com os posts, os vídeos ou as fotografias e os dias em que elas irão sair. Deste modo torna o eu trabalho mais organizado e terá tempo para relaxar ou pensar em conteúdo ainda mais criativo.


Descubra onde estão as pessoas

Tem maior número de seguidores do Instagram ou inscritos no canal de Youtube? Descubra qual a rede social mais usada por quem o segue e foque-se inicialmente nela. Mais do que procurar os fãs, deve perceber qual o conteúdo que os atrai realmente.


Crie um e-mail profissional

Muitos negócios continuam a evitar ter um e-mail por pensarem que se trata de algo do passado ou um elemento com o qual não se sentem confortáveis. No entanto, é por este meio que será normalmente contactado por fãs, futuros clientes e, claro, entidades que desejam fazer parcerias consigo. Crie um e-mail profissional e aos poucos vá guardando o contato de empresas ou indivíduos com os quais gostaria de falar assim que já possuir um número relevante de seguidores.


Seja você mesmo

Esta dica pode parecer óbvia mas é fácil criar uma persona que o torne popular rapidamente. Ainda que possa ser uma boa ideia numa fase inicial, com o tempo manter a farsa será impossível e irá mais tarde ou mais cedo levá-lo a um nível de stress elevado. Seja fiel a quem você é, acredite no seu potencial, e não tenha vergonha de revelar ao mundo o seu verdadeiro eu.


Como Influencer muitas serão as portas que se abrirão, algo ideal especialmente se o seu cliente-alvo faz parte das gerações mais novas como os Millennials e a Geração Z. Em particular estas pessoas tendem a confiar mais nos nomes que conhecem via Internet e redes sociais da moda, contrariamente a gerações mais antigas que continuam a preferir a televisão, revistas ou outro tipo de conteúdo tradicional.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como aumentar o engagement do Instagram da sua empresa?

Como usar o Instagram na sua Empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais