Como se tornar num jovem empreendedor de sucesso


O empreendedorismo é uma das áreas mais cobiçadas atualmente pelas novas gerações, permitindo-lhes explorar a sua criatividade e seguir os seus sonhos. O primeiro passo é normalmente o de seguir pela via académica, direcionada para uma área de especialização, no entanto, existem alguns passos extra que os jovens podem tomar tornando a sua entrada no mundo do empreendedorismo mais fácil e eficaz, garantindo sucesso desde o início.

Candidatar-se a uma incubadora
Especialmente ligadas a universidades, as incubadoras têm sido nos últimos anos uma preciosa ajuda a jovens empreendedores ao apoiar as suas ideias e auxiliando-os nos primeiros passos. Para além de aprender com profissionais da área, terá numa incubadora a oportunidade de explorar o seu projeto num ambiente seguro.

Frequentar Estágios
Durante o percurso académico surgirão oportunidades de participar em projetos não apenas de colegas mas igualmente de empresas que procuram novos estagiários temporários. Estes programas estão disponíveis ao longo do ano e devem ser aproveitados sempre que possível, de modo a aumentar o seu currículo e a sua experiência na área.

Aceitar trabalho não-remunerado
Pode parecer estranho mas quando está a dar os primeiros passos, pensar em remuneração pode tornar-se num obstáculo. Principalmente nos casos onde você ainda não possui propriamente experiência na área, é importante saber aceitar fazer parte de projetos em regime de “voluntariado”. Estes podem não lhe oferecer uma contrapartida financeira mas serão fulcrais quando estiver realmente à procura de um trabalho a tempo inteiro. Para além de servir como a tão desejada “experiência de trabalho”, mostra paixão e dedicação pelos seus projetos, um sentimento apreciado por aqueles que o irão empregar.

Encontrar a sua equipa
Se já tem um projeto em mente mas faltam-lhe algumas das ferramentas para o levar em frente, procure entre os seus colegas e amigos alguém com as competências, capacidades e interesses que o poderão ajudar. Construir um projeto sozinho é muito difícil e é fundamental habituar-se a confiar no trabalho dos outros desde o princípio.

Apresente-se ao mundo do empreendedorismo
Já com experiência na área, tenha sido ela adquirida em estágios ou somente nas aulas, é fundamental apresentar-se ao mundo do empreendedorismo, por exemplo, através de uma conta LinkedIn. Esta é uma das redes mais usadas por profissionais de todo o mundo e oferece a oportunidade de entrar em contacto com incubadoras ou projetos pelos quais tem interesse. Por outro lado, um perfil LinkedIn possibilita a outros empreendedores encontrá-lo quando procuram por novos membros para a sua equipa.

Ao construir um bom currículo que inclua a participação em projetos de empreendedorismo - seus ou de colegas - a probabilidade de obter sucesso nesta área altamente competitiva aumenta. Trace o seu caminho o mais cedo possível e não tenha medo de falhar ou de seguir os seus sonhos.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Como consolidar a carreira com a vida familiar
Como trabalhar enquanto viaja pelo mundo - o Nomad Digital

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais