Como usar Marketing Automatizado


Todos sabemos que os empreendedores não têm falta de tarefas por cumprir no seu apinhado dia-a-dia, e a ideia principal do Marketing Automatizado é justamente ajudar a diminuir esta carga de trabalho para que possa focar-se noutras guerras maiores e mais importantes.

 

Ao implementar ferramentas automatizadas está a atrair e manter clientes sem fazer esforço, mas em termos práticos, como pode fazê-lo?

 

Reúna emails através de formulários

Antes de começar na batalha da automatização, a primeira coisa que deve fazer é criar um formulário de entrada de emails no seu site, o que o vai ajudar a colecionar os dados dos clientes potenciais e interessados no seu negócio para posteriormente entrar em contacto.

 

Automatize emails de boas-vindas

Uma vez colocado o formulário no site, está na hora de por mãos à obra. Sendo que cada novo contacto da sua mailing list deveria receber um "mail de boas-vindas", é natural que o automatize. Crie um email standard e estabeleça que, depois da inscrição no site, cada um dos novos contactos vai receber as boas-vindas dentro de 24 horas. Este email deve destacar as vantagens de estar nesta mailing list e incluir links para que os potenciais clientes possam conhecer melhor o seu site e oferta.

 

Envie reminders automáticos

Vamos imaginar que tem um grande evento da marca a caminho. Pode muito bem utilizar a automatização para relembrar os seus clientes. Uma série de emails poderia muito bem seguir a lógica: 1º apresentação do evento; 2º reminder para inscrição antes que esgote; 3º (no dia antes do evento) a encorajar o cliente a usufruir dos últimos espaços especiais disponíveis com um incentivo divertido extra (ex: café e bolos). Todos estes emails podem e devem ser criados com tempo e distribuidos por um periodo de duas semanas, sendo que devem incluir links paara o seu site onde poderão encontrar mais informações.

 

Mime clientes fieis

Segmente a sua lista de emails ao destacar os seus clientes mais leais e desenvolva uma campanha de email autmatizada para os recompensar. Um email de "agradecimento" por exemplo, que oferece algo pode cair nas suas boas graças - um desconto de 10%, um voucher, a oportunidade de ser o primeiro a experimentar algo, etc. No caso de clientes verdadeiramente leais, pode estabelecer uma regra para que este email seja automaticamente enviado a cada 3 ou 6 meses por exemplo.

 

Encoraje os clientes a comprar de novo

Também pode criar uma série de emails para convencer os clientes a comprar de novo. Se alguém assinou um serviço ou comprou um produto nas últimas 2 semanas, crie uma saga onde 1º agradece a compra e sugere merchandising complementar, 2º oferece um desconto num produto similar ou novo acessório.

 

Volte a ganhar antigos clientes

De forma muito semelhante ao ponto anterior, deve também pensar em formas de voltar a atrair os seus clientes antigos ou atualmente inativos. Espreite a sua lista de emails e avalie quem é que não comprou nada nos últimos 6-8 meses. Crie uma série de emails desenhados para os ganhar de volta. O primeiro pode dizer algo como "Sentimos a sua Falta" e uma oferta especial. O segundo (que deve seguir uma semana depois) pode envolver um inquérito para tentar perceber porque o cliente se afastou.

 

 

Automatize posts das redes sociais

Com o email devidamente tratado e orientado, está na altura de virar o arsenal para as redes sociais. Se a sua empresa utiliza mais do que uma rede, recomenda-se automaticamente a utilização de uma ferramenta de gestão de redes para ajudar a automatizar o processo. Estas ferramentas permitem fazer agendamentos, criar mensagens e posts e esquematizar em apenas uma hora o trabalho que fará nas redes ao longo de toda a semana. Para quem tem constrangimentos de tempo, é uma ótima forma de garantir que não vai negligenciar as redes. Outra forma de passar o seu “jogo de cintura” nas redes sociais para o nível seguinte é apostar na criação e desenvolvimento de chatbots.

 

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