Empreendedorismo

Como usar o Pinterest na sua Empresa


Criado apenas em 2010, o Pinterest tornou-se rapidamente uma das mais importantes redes sociais do mundo, o que justifica a crescente aposta dos empreendedores e marcas nas suas potencialidades.

 

Usado sobretudo como uma rede de partilha de imagens, assemelha-se a um “quadro de inspirações” que pode estar interligado com o Twitter e Facebook.

 

Eis algumas dicas importantes sobre como usar o Pinterest na sua empresa.

 


Inspirações
Em vez de criar apenas uma vitrina para os seus produtos, mostre aos seus seguidores onde está a inspiração deles, da marca e da empresa. Crie álbuns para ideias, lugares, pessoas e sentimentos por detrás da marca.

 

Infográficos
Entre os seus pins e repins, é bom para a marca que apareça, ocasionalmente, conteúdo original. Uma vez que o Pinterest é uma rede visual, os infográficos são a solução perfeita, existindo várias ferramentas que lhe permitem fazer os seus.
 

Envolvimento
Se quer que os seus seguidores se envolvam com as suas publicações, terá de gastar algum tempo a envolver-se também. Ao gostar, comentar e criar novos pins tem muito mais probabilidades de conseguir mais comentários e “likes”, além de seguidores.

 

Concursos
Os concursos são uma das ferramentas promocionais mais eficazes do Pinterest, e extremamente úteis se está apenas a começar mas quer obter seguidores e envolvimento com a marca rapidamente. Existem várias aplicações que o ajudam a criar concursos (ex: Woobox e Votigo), mas não se esqueça de dar uma vista de olhos aos Termos de Utilização do Pinterest (http://about.pinterest.com/terms/), para que o seu concurso decorra sem percalços.
 

Goodies
Para que a sua experiência no Pinterest seja completa, não pode deixar de descarregar os seus “goodies” – marcadores, aplicações e botões – que melhoram o acesso à sua conta e a interligação com outras ferramentas, como o Facebook ou o seu site.
 

Análise de resultados
Para obter os melhores resultados é essencial que visite o centro de análise dos resultados da sua conta regularmente. O Pinterest oferece o seu próprio “analytics”, que o ajudará a descobrir quantas pessoas fazem pins a partir do seu site e quantas pessoas viram os seus pins, bem como lhe permitirá conhecer as maiores tendências na rede a cada momento.
 

Outras ferramentas
Existem várias ferramentas que foram criadas para otimizar a experiência no Pinterest: por exemplo, o Piqora oferece um painel de controlo mais completo, o Pinstamatic torna os seus álbuns mais dinâmicos, e o Postris mostra-lhe os posts e álbuns mais populares.

 

Marcas de água
Leva tempo, mas vale a pena. Ao incluir o seu logo (de forma subtil, discreta e não demasiado intrusiva) nas fotografias que publica, de cada vez que um utilizador as partilha, está a partilhar o seu logótipo, logo, a sua marca.

 

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