Empreendedorismo

Como usar o Twitter na sua Empresa


O Twitter é um espaço onde as pessoas partilham o que sabem e aprendem com os outros. Os seus utilizadores estão ansiosos por novas ideias, oportunidades, informação, serviços e produtos, e se o seu negócio não faz parte desta “troca” está a perder duas oportunidades: crescer e melhorar.

 

Empreendedores com negócios de todos os tamanhos utilizam o Twitter com objetivos diferentes, mas eis as principais dicas se só agora se aventurou na rede social dos 140 caracteres.

 


Apresentação da Marca
A sua conta e perfil são a fundação da experiência Twitter e a oportunidade de contar a história do seu negócio à comunidade.
Username: a forma como os utilizadores o identificam; se o nome do seu negócio não estiver disponível, tente um equivalente próximo; evite a pontuação.
Imagens de perfil: existem duas imagens de perfil que representam a sua conta, pelo que é importante que as aproveite. A imagem de perfil é a fotografia pequena e quadrada que aparece junto de todos os seus tweets – deve ser o logo da empresa ou um retrato seu. O header do perfil é uma imagem de fundo, semelhante à fotografia de capa do Facebook.
Localização: diga aos seus seguidores onde o podem encontrar – dê informação suficiente e clara, pois pode ter clientes e seguidores não familiarizados com a sua localidade.
Website: faça link ao seu site ou blog;
Bio: tem 160 caracteres para dizer o que faz; deixe de lado a missão “aborrecida” e tente apostar em algo com mais personalidade ao seu perfil.

 

Comece a seguir outros
Quando segue um utilizador, está a subscrever para ler tudo o que este partilha, pelo que é importante ser minimamente seletivo, dando prioridade às seguintes categorias: clientes, parceiros, fornecedores, vendedores, concorrência, pares, organizações profissionais, negócios vizinhos e negócios de pessoas que conhece.

 

Fale
Falar no Twitter é diferente de falar em qualquer outra rede social – é um amontoado de fragmentos de ideias acelerado que requer a sua habituação e adaptação. Oiça os outros e relembre-se dos cinco principais tipos de mensagens:
- Tweet: o coração da comunicação na rede – uma mensagem que é enviada a todos aqueles que o seguem;
- @reply: um tweet enviado para responder a uma mensagem que recebeu, e que menciona o username da pessoa a quem responde. Aparece não só no stream de tweets, como também na página do utilizador a quem responde;
- Menção: à semelhança do @reply, refere um username mas não é uma resposta direta a algo;
- Mensagem Direta: uma mensagem privada enviada a outro utilizador; só podem ser enviadas a utilizadores que o seguem;
- Retweet: uma mensagem criada por outrem e que é partilhada na sua página, com quem o segue;

 

Keep it Short&Simple
Segundo vários estudos, os tweets com menos de 100 caracteres tiveram 17% mais de envolvimento do que tweets mais longos.

 

Hashtags
(O hashtag é uma tag aplicada ao tweet e que classifica o assunto ou tema do mesmo; exemplo: #empreendedorismo ou #criarumaempresa)
Curiosamente, as marcas nem sempre utilizam os hashtags, não otimizando assim as potencialidades da rede onde operam. As marcas que, por outro lado, os utilizaram, tiveram o dobro do envolvimento, sendo que este decresce sempre que se utilizam mais de três hashtags.

 

Call to action
Pedir aos utilizadores que façam retweet funciona – todos os tweets que contém a referência “rt” ou “retweet” têm 12x mais partilhas do que aqueles que não as incluem.

 

Recorrência
Não ultrapasse os quatro tweets diários.

 

Interligação com o Facebook
Crie uma conversa fluída com os seus seguidores entre o Twitter e o Facebook – dê prioridade ao primeiro nas horas do dia de maior ocupação, e ao segundo nas horas mais livres e de lazer.

 

Links
Adicionar links aos seus tweets aumenta exponencialmente a taxa de retweets. Para que estes sejam “clicáveis”, não se esqueça, no entanto, de incluir um espaço antes do URL.

 

Utilize o Mobile
A aplicação do Twitter para mobile permite-lhe embarcar em qualquer atividade da rede a partir do seu telemóvel ou tablet. Nestes dispositivos pode estabelecer notificações que o informarão quando alguém o menciona, faz retweet, envia uma mensagem privada ou quando ganha um novo seguidor.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais