Empreendedorismo

Como vender em feiras e eventos


Para artistas caseiros e ligados ao artesanato, vender em feiras e outros eventos é, muitas vezes, a grande oportunidade de aumentar as vendas e a carteira de clientes. O custo é baixo e as despesas também. Mas gerar lucro nestes eventos é tarefa que, à primeira vista, pode parecer fácil sem sê-lo. Pesquisa, planeamento e a personalidade adequada para suportar todas as horas em que estiver de pé no stand, são três fatores que nem toda a gente considera.

 

Está a pensar expor o seu trabalho nestas feiras e eventos? Eis algumas dicas que o podem ajudar:

 

1- Faça experiências.

Lá porque a sua avó o incentiva a pendurar os seus desenhos no frigorífico, não significa que o seu trabalho seja profissional o suficiente para conquistar outras pessoas. Para que possa testar os seus produtos, comece por participar em alguns eventos. Alguns poderão até ter um júri, o que significa que o seu trabalho irá ser avaliado; outros são abertos ao público.
É importante também que encontre a receita certa para o seu trabalho. Os seus produtos encaixam-se melhor num evento ao ar livre ou numa feira Renascentista? As melhores pessoas para lhe responderem a esta questão são outros artistas. São eles quem lhe vão indicar os circuitos que valem mais a pena participar ou, pelo contrário, os que terá que passar.
 

2- Faça o seu trabalho de casa.

Descubra quem é o público habitual do evento em questão, a assistência expectável e o valor que terá que despender para exibir o seu trabalho. Equacione custos de transporte, custos de remessa, do stand e do banner. Não se esqueça do custo dos materiais utilizados no seu produto. Algumas feiras requerem também uma licença especial de venda. Descubra o seu ponto de equilíbrio, isto é, quantos itens irá ter que vender de modo a gerar lucro, antes mesmo de se decidir por determinada feira ou evento.

 

3- Comece devagar.

Não invista muito dinheiro até ter a certeza de que vai funcionar.  Os artistas e artesãos mais consagrados vendem de forma a repetir clientes que frequentam os mesmos eventos todos os anos e que adquirem as suas peças com frequência. Numa fase inicial - de construção de reputação - mantenha os seus custos no mínimo. Sugira alugar ou pedir emprestado um stand a outro artista, em vez de adquirir o seu próprio. A alternativa é dividir o stand com outros artistas ou artesãos.

 

4- Descubra o preço certo.

Se por um lado o trabalho mais barato é vendido mais facilmente, por outro terá que vender mais itens para cobrir os custos e obter lucro. Paralelamente, um artista que venda ilustrações a 10.000€ tendencialmente terá mais dificuldade em vender. Os veteranos das feiras aconselham a ter um leque alargado de preços para que possa alcançar vários tipos de clientes.

 

5- Adquira terminais de pagamento automático.

A forma mais comum de pagamento em eventos e feiras são os cartões multibanco. Sem um terminal irá perder vendas para quem os tenha e arrisca-se a receber cheques sem cobertura de clientes.

 

6- Não vá sozinho.

Os eventos podem ser entusiasmantes e rentáveis mas, por outro lado, desgastam a nível físico e emocional. É importante que esteja acompanhado por alguém que o ajude no stand a atender os clientes. Recrute amigos ou familiares.

 

7- Arrume a sua "tralha".

Certifique-se de que leva produtos suficientes para vender (e não ter de os levar para casa novamente). Para além dos seus trabalhos artísticos, terá também de levar o seu stand, cadeiras, uma mesa pequena, uma calculadora, os terminais de pagamento automático, sacos para transporte dos produtos vendidos e material de divulgação do seu trabalho (brochuras, por exemplo).

 

8- Mostre o melhor de si.

As pessoas gostam de ver um artesão em processo de criação no seu stand, e não apenas a vender o produto final. Esta é uma técnica que funciona bem em casos como o da joelharia, da madeira e outras artes manuais. Quando é impossível tente que as suas peças estejam dispostas da forma mais atrativa possível e com o preço correto.

 

9- Faça uma mailing list.

As feiras e eventos são uma excelente oportunidade para desenvolver uma base de dados dos seus clientes. Convença-os a deixar informações de contato - preferencialmente e-mail - e em troca dê-lhes a possibilidade de ganharem uma das suas peças. Esta é uma forma eficaz de manter o contato com os clientes e de os convidar a fazerem-lhe uma visita no próximo evento em que participar.

 

10- Conte o seu dinheiro.

Antes de se aventurar a participar no próximo evento, sente-se e faça contas de quanto conseguiu obter no último. Lembre-se de pensar em lucros, não em vendas! Inclua os custos todos e conclua se para o ano valerá a pena exibir o seu trabalho naquele local, ou não. Não fique desapontado se não conseguir obter uma pequena fortuna. A maior parte dos artistas e artesãos também utilizam outros canais para vender os produtos e encaram as feiras e eventos como uma possibilidade de publicitar o seu negócio.

 

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