Como as videochamadas podem melhorar a relação com os parceiros e clientes


Qualquer que seja o seu negócio, a necessidade de organizar reuniões com futuros investidores, clientes ou parceiros é algo constante. Apesar das novas tecnologias, como o e-mail e o telemóvel, conversar a cara-a-cara é sempre mais eficaz, permitindo-nos focar em determinado assunto durante alguns minutos ou até horas.


Este processo pode ser algo caótico dependendo da localização do seu negócio ou da sua distância para com aeroportos ou estações de comboio. Se a sua empresa pertence às grandes metrópoles isto não é normalmente um problema mas em qualquer outra parte do país, organizar uma reunião torna-se num desafio. Contudo, existe uma solução moderna que cada vez mais empresas estão a adotar: as videochamadas. Podendo as duas partes estar no conforto dos seus escritórios, as videochamadas possuem várias vantagens que iremos discutir neste artigo.


Dispensa viagens longas e caras

Salvo raras excepções, os profissionais com quem se irá encontrar terão de viajar até à sua empresa, ou vice-versa. Ora isto obriga sempre a um investimento de dinheiro e de tempo que poderia estar a usar para outras tarefas. As videochamadas eliminam este contra-tempo, permitindo que cada parte se “encontre” à hora mais conveniente sem ter de reagendar ou adiar outros compromissos.


Permite criar novas relações

Imagine que conhece um empreendedor num evento como o Web Summit e apesar de terem tido interesse nos projetos um do outro ele vive no outro lado do mundo, impossibilitando ou, pelo menos, dificultando consideravelmente uma futura ligação empresarial. Com a ajuda das videochamadas, a distância rapidamente deixa de ser um obstáculo a novas parcerias.


Elimina reuniões de urgência que dificilmente se marcam

Quando existe um problema ou uma surpresa que precisa ser discutida urgentemente pelos membros, organizar uma reunião nunca é fácil pela falta de tempo nas agendas ou indisponibilidade dos meios de transporte. Com serviços como o Skype, basta um telefonema ou um e-mail para organizar a tal reunião, algo simples de fazer, ajudando-o a resolver quaisquer problemas rapidamente e evitando que perca lucro ou que o projeto acabe por terra.


Adquira uma boa webcam ou invista mesmo num sistema de videochamada, como já muitas empresas possuem, e não tenha receio de considerar esta opção ou de até sugeri-la a parceiros e clientes. Irá mostrar-lhes que se preocupa, que valoriza o tempo de ambas as partes, e que está pronto a resolver determinada situação ou a avançar com certo projeto o mais depressa possível.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)

Evite perder clientes durante as reuniões

Descubra como evitar demasiadas reuniões

Reduza o tempo das reuniões e torne-se mais produtivo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais