Empreendedorismo

Como tornar a comunicação da sua empresa mais atrativa


Atualmente, com a crescente utilização da internet para a ligação entre empresas e consumidores, gerir um negócio implica também divulgá-lo e promovê-lo online regularmente, exigindo uma maior capacidade de adaptação da comunicação empresarial aos comportamentos daqueles que utilizam a web para descobrirem novos produtos e serviços e se relacionarem com empresas e marcas.

 

Por isso, ser criador de conteúdos é uma componente fundamental de quem tem o objetivo de construir um sucesso com o seu negócio.

 

Porém, a era digital caracteriza-se pela existência de uma enorme quantidade de informação e opiniões, sendo muitas vezes a atratividade dos títulos que dita se os seus conteúdos são lidos, seja no seu site, blog, “posts” nas redes sociais, anúncios, etc., e consequentemente, se o seu negócio é visto . Aqui ficam 5 ideias para tornar os seus títulos mais apelativos:

 

1. Utilize palavras fortes e expressivas

O imediatismo da leitura de conteúdos na internet (tudo está, sem esforço, à distância de um “click”) leva a que muitas pessoas cedam a títulos sensacionalistas, mesmo que depois o conteúdo seja mais sério do que se esperava. Palavras fortes aumentam a visibilidade do que escreveu. Se estas disserem respeito a ‘oportunidades imperdíveis’, ‘dicas fantásticas’, ‘segredos inacreditáveis’, então é muito provável que o seu título seja apelativo o suficiente para levar à leitura integral do que escreveu;

 

2. Faça perguntas e frases na negativa

Muitos defendem a internet como a derradeira protetora da liberdade de expressão. Use esse factor a seu favor, mostrando interesse pelas opiniões dos seus seguidores e utilizadores, especialmente nas redes sociais. Por outro lado, visto que frequentemente é impossível indicar um imperativo de como agir face a determinadas situações, opte também por fazer títulos que aludam a conselhos (o que não dizer a um cliente insatisfeito; o que não se deve fazer na negociação de um empréstimo com um banco, etc.). Estas formas de marketing relacional podem levar à fidelização de potenciais consumidores, que respeitam o seu negócio e com ele estabelecem uma relação duradoura;

 

3. Crie mistério

Um título apelativo deixa as pessoas curiosas e intrigadas. A sua atenção foi despertada pela possibilidade de lerem a ‘resolução de um enigma’. “A chave aqui é pensar no seu conteúdo como um romance misterioso e utilizar o título para mostrar a melhor parte do livro” de acordo com as palavras de Steve D. Strauss, especialista americano em pequenas e médias empresas e colunista do jornal USA Today;

 

4. Garanta benefícios

O sensacionalismo do seu título irá funcionar contra si e contra a reputação da sua marca e negócio se os seus conteúdos não oferecerem uma mais-valia aos leitores. Estes esperam obter algo com o ‘tempo’ que disponibilizaram à leitura dos conteúdos que escreveu, quer seja profissional ou pessoalmente, quer seja a nível cultural ou de lazer;

 

5. Utilize listas e números

Ler online é diferente de ler em formato impresso, principalmente no que diz respeito à extensão de conteúdos. Na internet, os artigos são mais curtos e menos criativos, pois o próprio meio exige maior clareza e objetividade no que diz respeito ao tempo que um utilizador dispende na leitura dos mesmos. Neste contexto, a numeração de fatores a ter em conta relativamente a um assunto, ou a listagem de personalidades e ferramentas importantes de uma determinada área, oferecem ao utilizador informação clara, segura e rápida ( 5 regras para uma entrevista de trabalho, conheça os 20 empreendedores do ano, 10 ferramentas para fazer o melhor recrutamento).

 

 

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