Como construir uma carreira enquanto Nómada Digital


Se tiver o desejo de viajar e possibilidades de se manter ligado a uma boa internet, seguir o caminho do nómada digital pode ser a opção ideal para si. Na realidade este estilo de vida é cada vez mais adoptado por todo o mundo, pela liberdade que confere a quem o pratica e pela oportunidade de conciliar a sua fonte de rendimento e o sonho de conhecer novos mundos. Contudo, entre as dúvidas que pode ter está quais as carreiras que poderia vir eventualmente a ter de facto e, apesar do que pode pensar, existem sim mercados de trabalho para si.

Escritor
Se tem uma boa ideia e a gostaria de colocar por escrito, pode aproveitar esta experiência para escrever o seu livro e publicá-lo em formato e-book. São várias as plataformas que lhe permitem tornar-se escritor como o Amazon Kindle.

Blog
De forma semelhante, pode aproveitar para lançar o seu próprio blog ou website. Existem alguns empreendedores que começaram exatamente com os seus pequenos projetos online que, com tempo, foram crescendo e se tornando fonte de rendimento. Se gosta de dar dicas, adora fotografia ou é um artista em busca de uma plataforma para expôr o seu trabalho, esta via de carreira pode ser ideal para si.

“Vendedor” Online
Quer sejam produtos feitos por si - vendidos numa loja online - ou até as suas próprias habilidades, existem sites como o Fiverr que lhe permitem vender serviços por todo o mundo, podendo ser remunerado por eles.

Professor de Línguas
Com serviços como o Skype nunca foi tão fácil dar aulas online e as línguas são sempre um grande desafio, especialmente para quem ainda está a estudar. Vários websites aceitam “professores” amadores para ensino ou trabalho de tradução, e existem igualmente grupos nas redes sociais para quem procura e oferece este tipo de serviço - aproveite se estiver a viver no país da língua que oferece pois essa será uma arma que o ajudará a encontrar alunos. Caso não exista nenhuma plataforma que se adapte às suas necessidades, tem sempre a opção de começar a sua própria escola online.

Freelancer
Quase todas as profissões podem nos dias de hoje ser executadas sem presença física no “local de trabalho”. Designers, programadores, jornalistas, escritores, contabilistas, muitos são os profissionais que trabalham para todo o mundo sem sair do cômodo de suas casas.

Gestor de Redes Sociais
Ainda que para muitos seja um trabalho banal, um bom gestor de redes sociais pode fazer a diferença entre o aumento e a diminuição do lucro de uma empresa. Bem gerida, uma página de facebook consegue angariar mais clientes do que qualquer outra forma de marketing.

Youtuber
À semelhança do escritor, se tem uma ideia em mente - seja produzir conteúdo narrativo ou ensinar - plataformas como o Youtube, onde você será remunerado, são uma ótima opção. Fora os tipos mais comuns de Youtubers, é cada vez mais normal vermos vloggers, pessoas que adoram viajar e conhecer novas culturas e que fazem disso o seu trabalho, angariando fundos e partilhando o seu produto via Youtube.

As oportunidades são muitas e com o tempo elas irão aumentar. Lembre-se que pode igualmente procurar um emprego enquanto na sua terra natal e perceber até que ponto este lhe permite viajar, quem sabe, pode ser mais fácil do que pensa. Aproveite o que o mundo tem para oferecer enquanto constrói uma boa carreira profissional.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Como trabalhar enquanto viaja pelo mundo - o Nomad Digital
Crie o seu perfil LinkedIn ideal

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais