Empreendedorismo

Conteúdos a (não) incluir no seu website


Construir um bom website para o seu negócio é de extrema importância. Para que consiga atrair visitantes e aumentar o tráfego é necessário que siga as seguintes dicas e estratégias.

 

Som
Experimente ler um jornal com alguém a tocar-lhe, constantemente, no ombro. Um website cujo som inicia automaticamente pode tornar-se facilmente num fator de dispersão da atenção do importante – os conteúdos. Se optar por utilizar som certifique-se de que apresenta um botão “off” visivel.

 

Janelas pop-up
A maior parte das pessoas não gosta de pop-ups. A única situação em que se torna aceitável utilizar janelas pop-up, ainda que com algumas reservas, é no caso de recolha de endereços de email dos visitantes. A alternativa para as pop-up são as “lightboxes”, caixas de texto pequenas que apresentam informação útil na mesma página que o visitante estiver a visualizar. Estas caixas podem ser programadas para que surjam apenas uma vez ao fim de alguns minutos de permanência no website.

 

Imagens de Fundo
Regra geral, as imagens de fundo soam a amadorismo. Sites profissionais e respeitáveis como o da Google, Yahoo, eBay, Amazon, the New York Times, não utilizam imagens por debaixo do texto. Caso decida utilizar imagens de fundo, tenha em conta o contraste entre texto e imagem.

 

Navegação
Certifique-se de que o seu website é facilmente navegável, tendo uma barra de navegação no topo ou à esquerda de cada página, de leitura fácil e clara. É necessário que o aspeto de cada página seja consistente.

 

Página de Boas-Vindas
Páginas de boas vindas podem ser definidas numa só palavra: inutilidade. Se o seu desejo é atrair visitantes para o seu website para quê, depois, fazê-los escolher entre entrar na página ou ficar “à porta”? Elimine os obstáculos à entrada no seu website.

 

Click e Scroll
De cada vez que faz um visitante clicar ou mexer o rato no seu website, arrisca-se a perdê-lo. O objetivo é minimizar o número de vezes que um visitante faz clicks e scroll. É importante que ele não perca o interesse na sua mensagem.

 

Links para a Página Inicial
Um dos elementos imprescindíveis num website é ter um link para a Página Inicial em todas as páginas. Quando os visitantes se “perdem”, gostam de voltar à estaca zero. Certifique-se de que é tarefa fácil para eles o fazerem.

 

Imagens Comprimidas
Utilize um software de compressão de imagens para ocuparem menos espaço no seu disco e, automaticamente, demorarem menos tempo a carregar nos browsers dos visitantes.

 

Texto Limitado
Não produza conteúdos demasiado largos para visitantes com ecrãs pequenos. É determinante que o conteúdo seja fluído e se expanda à medida que o tamanho da janela aumente. Consulte a sua conta de Google Analytics para deslindar o tipo de ecrã mais utilizado pelos visitantes do seu website, e ajuste a largura dos conteúdos aos resultados.

 

Texto grande e fácil de ler
De acordo com as regras do CSS, opte por Arial tamanho 12 ou 13, ou Verdana 12. Insira letras maiúsculas apropriadamente e pontos de exclamação esporádicos. Utilize itálicos, negritos e cores para fazer realçar alguma informação. Não se esqueça, consistência acima de tudo.

 

Links
Um link incorporado no texto fará com que os leitores abandonem e, possivelmente, não regressem ao seu website. Por esta razão, deve incorporar os links de forma descritiva. Não deverá nunca utilizar palavras como “link” ou “aqui” ou “clique aqui” como texto para o link.

 

Forneça contactos
É importante que as informações de contactos estejam presentes no seu website e sejam facilmente detectadas.

 

Seja original
Por mais tentador que seja, não copie conteúdo de outros sites. A melhor estratégia de SEO é criar conteúdo original e de alta qualidade.

 

Test-drive
Links inutilizáveis e imagens de pouca qualidade irão transmitir uma imagem negativa do seu website. Para que tal não aconteça, certifique-se de que o testa em vários browsers. Recrute amigos e familiares e peça-lhes ajuda.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais