Convença o seu chefe a deixá-lo trabalhar a partir de casa


Existem atualmente alguns empregos que requerem desde o início que os seus funcionários trabalhem a partir de casa, não possuindo um escritório pela alta despesa e pouca necessidade. No entanto, a maioria dos locais de trabalho ainda o obrigam a uma pouco agradável rotina casa-escritório. Mas sabia que pode mudar este aspecto da sua vida? Peça uma breve reunião com o seu chefe e proponha, durante um período de férias por exemplo, um plano de trabalho que lhe permita executar as suas tarefas em casa, num jardim ou enquanto viaja!

Escolha o local perfeito
Sim, uma praia no Hawaii pode vir a ser o seu local de trabalho, mas sejamos práticos. Como primeira experiência, escolha um local como a sua casa, que se encontre perto do escritório. Deste modo, se surgir algum imprevisto, estará pronto a retomar a sua rotina ou a encontrar-se com o seu chefe ou colegas. Não torne a sua vida de “nómada” num pesadelo antes mesmo de começar. Cuidado ainda pois o seu local favorito pode não ser o mais adequado para trabalhar - dê preferência a divisões ou espaços com o menor barulho de fundo possível, por exemplo.

Prepare todos os materiais indispensáveis
Estes materiais são aqueles a que tem acesso num escritório mesmo que nem pense neles. Por isso, tenha a certeza de que nada lhe falta.
  • Pode ser útil adquirir uma cloud como o Backup&Sync, capaz de sincronizar os seus documentos entre vários dispositivos e garantindo que tem todo o material que precisa: imagens, documentos word, folhas de excel, música com a qual não consegue trabalhar sem, entre outros elementos que terá de trazer sempre consigo.
  • Compre phones ou headphones, especialmente com microfone incorporado, de modo a poder não somente ter o seu espaço privado mas também estar disponível para aquela reunião ou chamada de trabalho que sempre aparece.
  • Tenha a certeza de que o local onde se encontra possui uma boa ligação à internet - rápida e ilimitada. Trabalhar na internet pode não parecer mas requer um grande esforço, e se tiver uma ligação lenta ou com um plafond curto, poderá ficar sem meios de trabalho quando mais precisa.
  • Escolha um bom computador. Seja Windows ou os tão apreciados Macbooks - especialmente por quem deles precisa para trabalhar - escolha uma máquina rápida (boa RAM e processador) para que consiga executar as suas tarefas o mais depressa possível e sem correr o risco do computador sobreaquecer e se estragar.
  • Tenha adaptadores e carregadores à mão. À semelhança da internet, um local sem eletricidade não será adequado ao seu trabalho - lembre-se que até um computador novo não tem bateria infinita. Se modo a ter um bom desempenho e poder trabalhar calmamente, leve sempre consigo carregadores e adaptadores para tudo o que eventualmente possa precisar.
Organize o seu tempo
É verdade que a ideia é poder ter mais flexibilidade, contudo, não pensar num calendário de trabalho é um erro comum e que deve ser evitado. Marque uma hora para iniciar as suas tarefas, uma hora de almoço, uma hora de “sair”, e aponte os seus compromissos numa agenda bem organizada. Se um amigo o convidar para alguma atividade, não se esqueça que deverá repor essas horas de trabalho no mesmo dia ou no dia seguinte.

Não mergulhe no trabalho
Uma das maiores desvantagens de trabalhar a partir de casa é que estamos sempre prontos a executar mais alguma coisa. Evite trabalhar para além da hora que propôs como “hora de saída” e não deixe que o seu chefe ou colegas abusem deste seu projeto pessoal para lhe pedir favores. Todos temos o direito ao descanso e mergulhar no trabalho nestas condições é algo extremamente fácil de acontecer.

Seja proativo, fale com o seu chefe, prometa que não o irá desapontar, mostre que é capaz, e mude a rotina aborrecida e pouco produtiva da sua vida. Faça o que mais gosta onde mais gosta, quando se encontra mais produtivo. Se tudo correr bem, com o tempo terá a liberdade para sair da sua cidade e até do seu país. Aquela praia no Hawaii está à sua espera!

ARTIGOS RELACIONADOS:
Como construir uma carreira enquanto Nómada Digital
Como não perder clientes no checkout

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais