Cuidados a ter quando se compra um site para aumentar o lucro


Pode parecer estranho à primeira vista mas não é incomum as empresas adquirirem sites que já estão a fazer algum lucro para aumentar o seu próprio - uma empresa que faz 3000 euros de lucro pode querer subir rapidamente para os 6000. E sejamos francos, começar um site do nada requer imenso tempo e financiamento que pode facilmente tornar-se num pesadelo que o fará perder dinheiro. Uma boa tática para resolver este problema, é adquirir um site que já tenha alguma popularidade e adaptá-lo para si, no entanto, há perigosos que deve ter em atenção!

1. Número de visitas

Mais do que o número concreto de visitas, é preciso analisar se este valor tem tendência a subir ou descer. A ideia é comprar um site que se encontre em crescimento e não declínio. Cuidado também com o documento onde lhe mostram o número de visitas. Não aceite um mero excel, peça uma folha oficial do site (não manipulável) para ter a certeza do que está a adquirir.

2. Monetização

Imagine que no mês em que contacta o dono do site, este conseguiu 20.000 euros de lucro, contudo, os últimos meses têm andado por volta dos 9.000 ou 11.000. Este pode ser um site sem interesse para si, uma vez que ideal é conseguir um site que possua um grande lucro que pode juntar ao seu.

3. Visitantes

Outro aspeto a ter em conta é o tipo de visitantes que determinado site tem. Se os visitantes se interessam por sapatos, colocar ali o seu site sobre imobiliário pode levar à morte do site. Encontre um lugar onde o leitor partilha dos seus interesses, veja-o como futuro cliente. O seu produto foi feito a pensar nos homens e aquele é um site maioritariamente visitado por mulheres? Não é nada ideal.

4. Auto-suficiência

É fundamental perceber se o site consegue gerir lucro sem ajudas, como publicidade. Tenha atenção ao lucro orgânico e não ao bruto.

ARTIGOS RELACIONADOS
Como aumentar a sua Produtividade
Ultrapasse os seus medos como empreendedor


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais