Empreendedorismo

Como aplicar Descontos que se traduzam em Sucesso


Se tem um estabelecimento comercial ou vende produtos/serviços é muito provável que já tenha ou venha a ter a necessidade de aplicar descontos, promoções ou ofertas especiais aos seus produtos.

 

Mas para que uma redução de preço funcione na sua plenitude não necessita apenas de ter um valor atrativo.

 


Objetivos e resultados
Uma das partes mais importantes do desconto é o seu objetivo – conquistar novos clientes, apresentar um novo produto, etc. Defina-o bem e, posteriormente, analise os resultados do mesmo – por exemplo, os novos clientes limitaram-se a comprar os artigos com desconto ou aproveitaram para comprar outros produtos também?

 

Descontos que importam
Um desconto não pode ser arbitrário. Reserve algum tempo para analisar quais os produtos preferidos e mais comprados pelos clientes, e aposte num de relativo sucesso. De nada vale oferecer uma grande promoção “pague dois, leve três” num produto que ninguém quer.

 

Preparação
A morte precoce de muitos descontos praticados pelas empresas deve-se ao facto de, muitas vezes, estas não estarem preparadas para a afluência que as aplicações de reduções de preços e promoções trazem consigo. Se está inteiramente seguro da possibilidade de sucesso da ação, fortaleça o stoque e tenha uma pequena reunião com os colaboradores para os por a par de todas as informações necessárias acerca da mesma.

 

Um cliente é sempre um cliente
O bom tratamento do cliente é o maior passo na direção do seu regresso ao seu espaço comercial. Sejam clientes a comprar com descontos ou promoções ou sel eles, trate-os sempre com a máxima cordialidade e respeito, fazendo-os sentir bem recebidos e, acima de tudo, desejados.

 

Fator lealdade
Uma das estratégias de maior sucesso no universo das promoções e descontos está ligada a ofertas especiais para clientes regulares – o cartão cliente e ofertas especiais no dia de aniversário são estratégias possíveis.

 

Sinalização
Cumpra sempre as regras de sinalização correta de promoções e descontos. Se optar pela aplicação de redução de preços a uma grande quantidade de produtos e exibir um grande sinal onde se lê, por exemplo, “descontos até 70%”, recomenda-se que pelo menos 15% dos artigos com desconto respeitem a redução máxima de preço.

 

Paciência
Em grande parte das situações, uma situação de descontos ou promoções pode afetar o lucro da empresa no curto-prazo, mas se for paciente poderá ver resultados muito satisfatórios (não só na compra em si, como na conquista de novos clientes) no médio e longo-prazo.

 

 

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