Descubra de os seus clientes são fiéis


Um bom negócio está quase sempre ligado a bons clientes - pessoas que apreciam o seu produto e que continuam a regressar. Mas como saber ao certo se um cliente é ou pode vir a ser um bom cliente?

 

1. Satisfação

Se existe aspeto que faz de um cliente, um cliente fiel, é a sua satisfação com a empresa. Não nos referimos somente ao produto em si, atenção, mas também ao trabalho da sua equipa. E o produto o que o cliente procura? E􀆵 a sua equipa simpática e dinâmica? Tudo isto influenciará a fidelidade.

 

2. Recompensa

Este ponto é principalmente importante para startups. O cliente adquiriu um produto e ficou satisfeito? Comunique com ele, mostre o seu agradecimento. Crie um sistema de pontos, por exemplo, mostre ao cliente que quantas mais vezes ele regressar, mais vantagens terá e mais bem-vindo se sentirá.

 

3. Confiança na marca

Se o cliente for bem atendido e ficar satisfeito com o produto, confiará melhor na sua empresa e na sua marca, o suficiente para voltar e, eventualmente, adquirir outros produtos. Por exemplo, se possuir uma loja de roupa e o cliente gostar daquele casaco que comprou, provavelmente voltará para comprar outras peças.

 

4. Desenvolva uma marca de prestígio

Quanto maior prestigiada for a sua marca, mais rapidamente o cliente regressa. Lembre-se das filas e filas de pessoas à espera do novo iPhone, somente pelo facto de ser um iPhone. Com o tempo, o cliente ficará ansioso por adquirir o seu novo produto não apenas pela qualidade mas também pelo hype que ele gera.

 

5. Qualidade/Preço

Imagine que o cliente fica satisfeito com o produto mas sente que este foi demasiado caro. O equilíbrio entre qualidade/preço é fundamental, pois pode acontecer que o consumidor prefira adquirir outro produto em outra empresa, até de menor qualidade, mas que lhe fique mais em conta. Pergunte-se sempre se aquele é o melhor preço para o seu cliente-alvo. Se responder a estas questões, elas podem auxiliá -lo a cativar o cliente no presente e no futuro. Satisfaça-o, mostre o quão aprecia a sua escolha, ofereça um produto com uma qualidade e um preço que não encontrará em mais lado nenhum.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como fidelizar um cliente

Ferramentas para agilizar o Apoio ao Cliente

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais