Descubra se o seu projeto está pronto a ser financiado


Quando inicia o seu negócio é normal pensar em formas de o financiar e apesar da primeira opção ser muitas vezes o capital próprio, deve deixar as portas abertas a outro tipo de financiamento externo. Seja através dos business angels ou do crowdfunding, descubra como saber se o seu projeto está pronto para dar este novo passo.


Existe procura substancial

Não importa quando financiamento conseguir. Se não existir uma base forte de interessados no seu serviço ou produto, o negócio não irá sair do chão. Por isso, o primeiro passo é perceber se existe de facto uma necessidade do que está a oferecer. Se os clientes não forem muitos, repense a sua estratégia de marketing e até a imagem da sua marca, e recomece novamente de modo a garantir estabilidade.


O produto já existe

Imagine que até consegue vender a ideia de um produto nas redes sociais e através do seu site mas ainda não possui de facto esse produto. Tente não pedir financiamento por parte de terceiros sem este elemento, pois poucos investidores se sentem confortáveis em apoiar um projeto teórico. Mesmo que seja somente um protótipo ou uma demo, procure sempre ter algo físico que possa mostrar.


Plano de negócios

Qual o lucro e o investimento atual da sua empresa, como esta está organizada, que tipo de equipamentos precisa, se possui ou não um escritório, e qual o seu plano de financiamento. Tudo isto deve fazer parte do seu plano de negócios onde irá explicar como chegou onde se encontra agora e o que pretende atingir no futuro. A sua ideia clara de onde quer chegar irá transmitir dedicação e confiança àqueles que espera poderem financiar o seu projeto.


Orçamento planeado

Mais do que pedir por algum tipo de financiamento, é preciso delinear desde o início onde será esse dinheiro investido. Quais as suas prioridades? O que acontece se não conseguir angariar exatamente a quantia que está a pedir? Por vezes você terá de convencer várias entidades ou várias pessoas a ajudá-lo e ter um orçamento planeado irá convencer cada parte de que a sua ajuda é essencial e que existem planos adicionais para se eles forem os únicos parceiros financeiros.


Partilhe a sua ideia com futuros clientes e parceiros e adquira o financiamento necessário para levar a sua empresa ainda mais à frente. Saiba como se preparar e pense muito bem nos passos que irá dar para que consiga capital não só para agora mas para o futuro próximo.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Sites de Crowdfunding

Como criar o vídeo perfeito para o seu crowdfunding


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais