Descubra se a sua startup está em risco


Os primeiros cinco anos serão os mais difíceis para a sua empresa por ser uma período de adaptação, de procura de um lugar no mercado, entre outros desafios que podem levar ao fim da sua startup. Os perigos estão aí e existem perguntas que pode fazer a si mesmo para compreender se já se encontra numa posição de risco ou não. Estas questões foram lançadas por estudos recentes que analisam as razões que levam ao fim de pequenas empresas. Será que alguma se aplica a si?


Conhece a procura de mercado?

Se estiver mais preocupado em conseguir clientes do que em compreender a necessidade, ou não, do seu produto, a sua estratégia de marketing deve ser alterada. Primeiro deve analisar o mercado e perceber que serviços ou produtos estão em voga, adaptando as suas estratégias de venda ao público-alvo desse tipo de serviço ou produto.


As suas finanças estão em dia?

Uma das grandes causas para o fim das jovens empresas é a falta de dinheiro para pagar a produção dos produtos ou o ordenado dos funcionários. Tenha extrema atenção às suas finanças, organize bem os seus fundos e não se preocupe tanto com o lucro a curto prazo mas em conseguir alcançar um equilíbrio.


Possui entidades que o promovem?

Sejam indivíduos ou outras entidades, é fundamental possuir uma estratégia de financiamento que inclua rendimentos extra ao seu lucro orgânico. Existem várias opções neste campo, como os Business Angels, que irão apoiar o seu crescimento e ajudá-lo nos primeiros passos.


O seu produto é de boa qualidade?

Pode parecer óbvio mas a verdade é que algumas empresas tentam vender um produto de baixa qualidade a preços elevados. Apesar do eventual lucro rápido numa fase inicial, depressa os seus clientes irão diminuir e a sua empresa falhar. Sempre que lança um produto ou serviço, faça-o com o intuito deste ser o melhor produto que consegue fazer no momento.


Possui uma boa estratégia de marketing?

A recusa de entrar para as redes sociais, de criar um site para promover o seu conteúdo, entre outros elementos que compõem uma boa estratégia de marketing podem levar ao fim prematuro da sua startup. Mesmo que em formatos que conhece menos, é preciso aprender quais as melhores formas de partilhar a sua marca por futuros clientes.


A sua equipa está motivada?

Se nota que a sua equipa não possui a motivação de outrora, pode estar na altura de começar a procurar novos membros. Uma equipa desmotivada, ou até conflituosa, irá abandonar o projeto assim que as dificuldades começarem, culminando no fim rápido da sua empresa. Encontre profissionais com paixão por novas ideias e novos desafios, e mantenha-as motivadas mesmo quando tudo parece correr mal.


É certo que nem tudo está nas suas mãos mas o fracasso da sua startup depende igualmente do modo como a avalia. Ainda que alguns elementos estejam fora do seu controlo, há várias partes que estão dependentes das suas ações rápidas. Se se encaixar em vários dos pontos descritos em cima pode estar na altura de refletir sobre as suas estratégias e o modo como estas o podem estar a prejudicar.


OUTROS ARTIGOS:

Como melhorar a estratégia de marketing da sua startup

Como encontrar o local perfeito para a sua startup


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais