Descubra se os seus e-mails continuam a ser eficazes


Se deseja melhorar o seu poder de persuasão via e-mail, existem alguns números a que deve prestar atenção. Assunto e mensagem são importantes para cativar o destinatário, porém, já pensou que este pode nem estar a clicar no seu e-mail? Perceba a que deve estar principalmente atento.


Retornos

No meio de vários e-mails pode nem perceber mas existem alguns que regressam por não conseguirem ser entregues. Isto acontece por várias razões como uma gralha no e-mail do destinatário ou por este se encontrar inativo, e ainda devido à caixa de entrada estar cheia. Procure estes casos e analise-os para compreender o que falhou. Pode ser necessário confirmar determinado endereço ou, quem sabe, talvez o destinatário nem saiba que a sua caixa de entrada se encontra cheia.


Desinscritos

Se os seus e-mails funcionam com sistema de subscrição é fulcral estar a par do número de pessoas que subscreve ao seu conteúdo e ao número de pessoas que decide afastar-se e desinscrever-se. Idealmente esta percentagem deve ser de 0.1% - em 1000 subscritores, 1 deixa de o ler. O aumento deste número irá alertá-lo que pode estar na altura de inovar.


Interação

Enviado o e-mail é importante saber quantas pessoas o estão a abrir e, se possuir algum link para o seu website, quantas estão a visitá-lo a partir deste meio. Se o seu desejo é o de aumentar o número de clicks em links o ideal é lançar algumas promoções especiais, por exemplo.


Agora, como conseguir acesso a estes números? Programas como o MixMax, são ideais para quem envia vários e-mails quer sejam eles sobre novas parcerias ou formatos newsletter. Em contrapartida, pode ainda pedir diretamente ao recipiente que lhe envie um aviso de leitura feita - tanto o Gmail como o Outlook lhe permitem pedir “recibos”, ainda que seja um método pouco recomendado pois pode dar um tom rude.


Estude o seu público e se perceber que as suas mensagens não estão a ser lidas, pense em estratégias criativas que reacendam a interatividade com os seus e-mails. Afinal, no mundo das redes sociais, o e-mail continua a ser um dos principais meios de comunicação entre profissionais pelas suas inúmeras vantagens.


OUTROS ARTIGOS:

Ferramentas para organizar o seu e-mail a gosto

Descubra como enviar os melhores e-mails de trabalho


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais