Empreendedorismo

Maiores desperdiçadores de tempo numa Empresa


Tempo é dinheiro, pelo que maximizar o seu tempo de trabalho pode e deve ser uma prioridade não só para garantir o sucesso do seu negócio mas também para assegurar de que pode e consegue ter uma vida para lá do trabalho.

 

Eis alguns fatores que repetidamente o fazem perder tempo no âmbito profissional e que deve, a todo o custo, evitar.

 

Mensagens instantâneas

As mensagens instantâneas podem ser uma ferramenta útil no escritório, mas o seu caráter geralmente informal possibilita que se torne, facilmente, no pior inimigo da produtividade. Afinal, quantas vezes é que uma discussão rápida sobre um tema profissional descambou numa maratona de horas sobre temas que nem tinham nada a ver com o âmbito original?

 

Dependência do Email

Todos ficamos viciados no email como forma facilitada de comunicação – é conveniente, é rápido e por vezes elimina o fator de um elemento introvertido da equação. Todavia, demasiado tempo é desperdiçado em trocas de email infindáveis que seriam resolvidas com dois ou três minutos de conversa.

 

Reuniões inconsequentes

Já todos fomos parar, em algum momento das nossas vidas, a uma reunião cujo tema nunca conseguimos bem perceber – parecendo mais uma “reunião sobre outra reunião”. Os colaboradores juntam-se e a única coisa que se faz é alinhar uma série de pontos... que serão discutidos noutra reunião.

 

Intervalos para descomprimir

Não nos interprete mal – os intervalos são essenciais para a produtividade. No entanto, para que servem aqueles intervalos de 30 minutos entre duas reuniões? É tempo demais que fica desperdiçado e que o retira do mindset da reunião quando apenas 5 ou 10 minutos bastariam para relaxar.

 

Respostas a interrupções

Está a meio de uma tarefa e recebe um email urgente. Responde, apenas para receber uma chamada sobre esse mesmo email minutos depois. Desliga e repara que tem um novo email... e o ciclo continua. Quando der por si é hora de fechar o dia e mal iniciou as suas funções.

 

Multitasking deficiente

Fazer multitasking é algo que não está ao alcance de todos, mas que todos gostam de dizer que sabem fazer. Por vezes trabalhar em cinco coisas ao mesmo tempo só influencia a qualidade do trabalho e só o atrasa ainda mais.

 

Espaço de trabalho desarrumado

A desarrumação promove a perda de tempo. Ponto final.

 

Comunicações pessoais

Antigamente era difícil que as comunicações pessoas interferissem com o quotidiano profissional, mas hoje, com instante messaging e facebook ao virar da esquina, a tarefa torna-se mais complicada.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

10 Dicas de Gestão de Tempo que Funcionam

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais