Empreendedorismo

Contratar um Gestor de Redes Sociais: Sim ou Não?


No mundo atual, é um dado adquirido que as redes sociais são uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Mas enquanto são raras as empresas que não têm atualmente, por exemplo, uma página de Facebook, é justo dizer que não são também muitas as instituições que mantém uma atividade online relevante ou sequer eficiente.

 

Sendo as redes sociais uma das ferramentas de marketing mais poderosas da atualidade, parece ser quase obrigatório começar a pensar em alocar um especialista para que cuide especificamente da sua imagem nas redes. Porquê?

 

- Um gestor de redes tem tempo e conhecimentos que o seu negócio necessita para que a sua marca seja falada e reconhecida nas diferentes plataformas sociais;

- Mais de 50% dos utilizadores das redes sociais dizem que estas são um fator crucial no seu processo de tomada de decisão entre uma e outra marca;

- Apesar de ser uma forma de marketing relativamente low cost, surpreendentemente ou não, a gestão de redes sociais consome MUITO tempo – entre agendamento de posts, respostas a comentários, desenhar conteúdo de qualidade, manter postagem consistente e adquirir mais seguidores;

- Um especialista em redes sociais saberá muito melhor que você a ligação entre elementos como likes, vendas, shares, métricas, anúncios e envolvimento.

 

Se procura contratar um gestor de redes sociais, não assuma essa tarefa de ânimo leve. Como vimos, pode ser uma posição fulcral para o desenvolvimento da sua empresa. Eis algumas questões importantes que poderá e deverá colocar aos candidatos ao lugar na sua entrevista.

 

1.  Quais as Redes Sociais mais adequadas ao meu negócio?

2. Quais as duas métricas mais importantes quando se monitorizam redes sociais? (engagement e leads)

3. Qual a sua experiência no ambiente de marketing de redes sociais (mais conversacional) e serviço ao cliente em redes sociais (requer mais empatia, capacidade de resolução de conflito e paciência)?

4. Qual a coisa mais importante que um gestor de redes sociais deve fazer? (monitorizar/ouvir a audiência e relacionar-se com os seguidores)

5. Alguma vez teve de lidar com uma situação de crise nas redes sociais? (peça descrição de passos e sugestões para o protocolo de “medidas a adotar” da empresa)

6. Como alocaria o orçamento para publicidade em redes sociais?

7. Tem um blog ou espaço onde produza conteúdo para as redes sociais?

8. Quais as estratégias de marketing que planeia utilizar para gerar crescimento e envolvimento?

9. Quais serão os seus primeiros objetivos no trabalho?

10. Conte-me uma história? (se o candidato conseguir contar uma história de forma interessante, é uma grande vantagem perante outros).

 

 

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