Empreendedorismo

6 Dicas para se manter acordado no trabalho (sem cafeína)


O dia de trabalho pode muitas vezes assemelhar-se a uma volta na montanha russa. Além dos altos e baixos do costume, há as responsabilidades, os picos de energia e também as quebras que ameaçam a sua produtividade.

 

Para este último problema, a cafeína é uma solução recorrente, mas recuperar energias pode ser possível com alguns truques mais simples e saudáveis.

 

1. Exercícios de Escritório

Se já foi dar um passeio para limpar a cabeça sabe bem os benefícios de, por vezes, mudar o seu foco e espairecer um pouco. Todavia, lembre-se que nem sempre precisa de abandonar o seu espaço de trabalho para o fazer. Faça alguns agachamentos lentos ou aproveite a mesa de trabalho para uma mão cheia de flexões.

 

2. Comida Saudável para Estimular o Cérebro

Uma das melhores formas para manter a sua energia e concentração é ter uma alimentação estratégica. Faça uma mistura equilibrada e hidratos de carbono e proteína.  Os primeiros demoram mais a digerir e fornecem-lhe energia durante mais tempo. Por outro lado, as proteínas são essenciais para picos de energia mais localizados. Para aumentar a parada, acrescente alguns vegetais, importantes para melhorar a concentração e funções cerebrais.

 

3. Hidratação

Estar ligeiramente desidratado não é apenas desconfortável – a verdade é que pode afetar as suas funções cognitivas, impactando a sua memória de curto prazo e o seu foco de atenção. Mas combater estes males, beba pelo menos dois litros de água por dia.

 

4. Exercícios de Respiração

Provavelmente, não dá muita importância à respiração, mas a verdade é que a forma como obtém oxigénio tem um enorme impacto da sua capacidade de concentração. Exercícios de respiração podem ajudá-lo a aumentar a entrada de oxigénio o que o deixará mais relaxado e disponível para trabalhar. Enquanto estiver sentado, encoste os ombros à cadeira e sente-se direito. Deite fora o máximo de ar possível e depois inspire lentamente a partir do diafragma, o máximo de ar possível. Segure a respiração por 5 segundos e volta a expirar lentamente. Repita algumas vezes.

 

5. Intervalos Programados

É natural que, depois de muitas horas ao computador, acabe por ficar com dores de cabeça, olhos secos e fatiga. A comunidade médica recomenda que faça um intervalo de 15 minutos a cada duas horas de trabalho para evitar estes problemas. Não só esta mudança vai ajudar a que os seus olhos se mantenham saudáveis mas também vai refrescar-lhe a cabeça. Considere também a regra dos 20-20. A cada 20 minutos, tire os olhos do ecrã por 20 segundos.

 

6. Escrita criativa

Tire 15 minutos ocasionalmente para pôr os seus pensamentos no papel. Pegar numa caneta e num papel e escrever algo criativo e não estritamente profissional vai ajudá-lo a relaxar e ganhar alguma concentração.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Apps para Quem Trabalha Sentado

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais