Empreendedorismo

Dicas para aumentar os downloads da sua app


Acabou de criar uma app espetacular para o seu negócio... mas agora está na hora de atrair potenciais clientes até ela. Como fazê-lo?

 

Na verdade, há uma miríade de técnicas que pode utilizar, mas neste artigo vamos focar-nos da otimização da app dentro do ambiente da loja, o método mais económico e eficiente para garantir mais downloads.

 

1. Escolha o título certo

O título da sua app é um dos elementos mais cruciais para a performance da mesma, portanto escolha-o com cuidado. Certifique-se de que utiliza palavras nas quais tem confiança. Ferramentas como o SensorTower ou AppAnnie podem ser úteis ao fornecer volumes de tráfego precisos e a performance de determinadas palavras. Além disso, não utilize elementos de palavra-chave no título, porque de forma geral as lojas de apps rejeitam as que o fazem.

 

2. Escolha palavras-chave situacionais

Dependendo dos downloados e tráfego que a sua app já tem, pode ir ajustando as palavras-chave. Por exemplo, se a sua app já tem muitos downloads, pode apontar para palavras-chave que atingem um tráfego maior. No entanto, se está a começar e ninguém sabe o que a app tem ou faz, recomenda-se palavras-chave que tenham um nível de dificuldade básico ou médio.

 

3. Localize por país

Todas as lojas de apps são separadas geograficamente por país, portanto é sensato localizar a sua app para a otimizar a uma descoberta noutras línguas. Normalmente, as lojas de apps permitem alterar os meta-data da app dependendo do país que está a procurar a app. Algumas empresas usaram uma mistura de Google Translate e tradutores humanos para localizar as suas apps, portanto não deve ter grandes problemas em traduzir a sua também. Pense nas possibilidades de internacionalização...

 

4. Imagens e palavras poderosas

Assim que as pessoas encontram a sua app, a bola está do seu lado para os convencer a fazer o download. Para otimizar as conversões, sugerimos que use imagens sugestivas, que dê luz sob os aspetos mais atrativos da app e que adicione screen captures da mesma em funcionamento.

 

5. Atente nas avaliações, críticas e descrições

Quando foi a última vez que fez download de uma app com uma estrela? Os ratings e as críticas não são fatores tão críticos para a descoberta da app como o título ou as palavras-chave, mas são determinantes na taxa de conversão para downloads. Posto isto, é muito mais provável que apostem na sua app se tiver boas recomendações e se tiver uma descrição interessante e apelativa.

 

6. Siga os dados e os resultados!

A otimização das lojas de apps é um processo contínuo que requer paciência, experiência, tempo e muitos testes para funcionar. Assegure-se de que leva o seu tempo a testar palavras-chave durante alguns períodos de tempo e teste também imagens e descrições para averiguar quais atingem melhores conversões. No final do dia, os números não mentem!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como criar uma app de sucesso?

Mobile: site ou app?

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais