Dicas para o ajudar a tomar boas decisões


Ser responsável por um projeto nunca é tarefa fácil, especialmente tendo em conta as imensas decisões que têm de ser feitas dia após a dia. No entanto, existem algumas dicas que o podem ajudar a tomar boas decisões para a sua empresa.

 

1. Organize as prioridades

A primeira decisão que tem de fazer é descobrir o que é realmente importante. Defina prioridades e, a partir daí, considere que tempo e recursos tem para levar a cabo um novo projeto. Lembre-se também que não escolher é uma hipótese. Nem todos os projetos têm de seguir em frente e se não consegue chegar a uma decisão, o melhor pode ser avançar para outro projeto. Lute para conquistar o seu objetivo.

 

2. Não seja emocional

É natural que quanto mais importante for uma decisão mas difícil se torna ignorar as suas emoções. Contudo, quanto mais importante for essa decisão mais neutro deve ser. Guie-se pela lógica e pelos factos. Até pode gostar muito da ideia de levar o projeto x avante, porém, isso pode acarretar consequências negativas para o seu projeto. Por vezes temos de aceitar o que não gostamos e rejeitar o que mais apreciamos se isso significar crescimento.

 

3. Responda a três perguntas importantes

Alguns empresários têm três perguntas que usam para os ajudar a tomar decisões: como é que a decisão me afeta a nível ético e moral, de que forma auxilia o crescimento do meu negócio, e como é que é benéfico para a minha equipa? Se a resposta for positiva nestes parâmetros, a decisão pode ser levada em frente.

 

4. Mantenha contato com outros líderes

Possuir amigos em cargos semelhantes ao seu não é somente uma vantagem financeira ou estratégica mas também na tomada de decisões. Através das conversas é possível aprender com as experiências de outras pessoas e assim, tomar a melhor decisão baseada nessas experiências e na sua própria situação.

 

5. Peça ajuda à sua equipa e/ou amigos

Na mesma linha de raciocínio, é importante manter contato com pessoas dentro e fora da sua empresa em quem possa confiar. Coloque a situação a essas pessoas e ouça as suas opiniões. Tente entender qual a visão da sua equipa em relação ao novo desafio. Junte todo esse “feedback” e faça uma escolha mais acertada.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Árvore da Decisão

Inteligência Empresarial

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais