Dicas para brilhar na sua entrevista de emprego pelo telefone


Com o crescente número de empresas que permitem aos seus funcionários trabalhar remotamente, aumentam igualmente as entrevistas por métodos fora do tradicional, sejam eles via Skype ou até chamada telefónica. Para estes último existem alguns truques que podem parecer pequenos mas que o irão ajudar bastante nesta hora tão decisiva.


Prepare-se de antemão

Cerca de dez minutos antes da hora acordada sente-se e prepare-se para a chamada. Respire fundo, relaxe, pense no que vai dizer. Use este tempo para se concentrar. Confira que tem o bloco de notas, fundamental, e um lápis ou uma caneta. Se sabe que vai precisar de documentos, tenha-os já à sua frente. O mesmo com o nome de quem vai falar e de outros profissionais que possam ser mencionados - mantenha uma nota com nomes e funções para os reconhecer.


Mude de roupa

Ainda que ninguém o vá ver, mudar de roupa como se realmente fosse a uma reunião cara a cara é importante não somente para a sua confiança mas também para o motivar. O seu cérebro irá receber a mensagem de que está prestes a trabalhar e a sua concentração irá agradecer. Mas a roupa não é tudo! Tome um banho refrescante, calce-se a rigor, limpe o seu espaço de trabalho, e tudo o que o ajude a ter um local de chamada profissional.


Silêncio é chave

Um local barulhento não é nada profissional e pode indicar a quem fala consigo que você se encontra na rua ou que não está a prestar atenção. Se não conseguir estar na sala, procure o seu quarto ou outro espaço onde não se encontre ninguém. Por outro lado, demasiado barulho não lhe permitirá ouvir corretamente o que é dito, obrigando-o a pedir repetições, outro aspecto nada desejado.


Evite ter o seu computador por perto

Quer no seu computador ou no bloco de notas, e ainda que alguma informação possa ajudar, ter demasiados dados à sua frente irá levá-lo a querer responder a todas as perguntas e comentários, perdendo tempo à procura do que deseja. Feche o site e as redes sociais da empresa e lembre-se de ser o mais espontâneo possível.


Não leve este tipo de entrevista menos a sério, pelo contrário, este pode ser um meio mais complexo pois não se encontra fisicamente com quem o entrevista. Contudo, não se deixe levar pelos nervos ou pela despreocupação e encare a oportunidade da melhor forma.


OUTROS ARTIGOS:

Apps para organizar o seu tempo enquanto freelancer

Evite o stress extremo com estes truques


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais