Empreendedorismo

Como criar um bom chatbot

 

Os chatbots tomaram o mundo do marketing de assalto – são eles que permitem às empresas um apoio ao cliente avançado e oportunidades de promoção únicas. Mas ao contrário do que pode pensar, criar um chatbot não é uma tarefa impossível.

 

Use uma plataforma de criação de chatbots

A forma mais fácil de criar um chatbot, é, evidentemente, através de uma plataforma pré-existente. Alguns exemplos célebres são a Chattypeople, a Meokay e a Smooch. Nenhuma destas plataformas requer conhecimentos de programação – tudo o que tem de fazer é fazer login com o facebook... e começar a criar.

 

Defina objetivos e expectativas

Carregar o seu chatbot com ferramentas e funcionalidades está provavelmente a condená-lo ao falhanço. Não tente com que ele consiga cumprir toda e qualquer tarefa imaginável. Crie um chatbot para que consiga cumprir uma função específica de forma eficiente – lembre-se, qualidade acima de quantidade.

 

Nome memorável

Não deixe que o seu chatbot se perca na multidão. Dê-lhe um nome memorável que assegure que será facilmente encontrado (e lembrado!).

 

Torne-o natural

Assegure-se de que o seu bot tem características conversacionais genuínas. Isso poderá tornar a sua comunicação com a audiência mais aberta, o que lhe permitirá perceber melhor as necessidades da audiência. Assegure-se de que facilita a comunicação mas que não está demasiado mecanizado e “robotizado”, de forma a que pareça que os seus clientes não merecem respostas pensadas e “humanas”.

 

Comece de forma simples

As conversas devem ser curtas e compreendíveis. Não use jargões ou termos complicados na marca ou produtos. Lembre-se que o seu bot é uma “bandeira” da marca. Ao manter-se simples na sua “infância”, o bot permitir-lhe-á perceber melhor as dinâmicas e comportamentos do cliente e, assim, desenvolver novas e melhores versões com mais funcionalidades.

 

Avalie e otimize regularmente

Como falamos anteriormente, é essencial que o seu chatbot seja um work in progress, no sentido de tentar melhorar sempre que possível de acordo com a reação do cliente. Como esta é uma tecnologia relativamente recente, a adição de novas features é recorrente, pelo que esteja sempre atento às que fazem sentido para o seu modelo de negócio.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Facebook para Empresas

Como sobreviver às alterações do Facebook

Como criar um anúncio Canvas no Facebook

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais