Dicas para comunicar eficazmente com a sua equipa


Pode não parecer mas cinco minutos aqui, cinco minutos ali, podem fazê-lo perder várias horas de trabalho em tarefas que ainda que pareçam importantes não o são na realidade. Uma destas tarefas é interagir com outros membros da equipa, por isso, discutimos algumas formas de verificar se está a comunicar da forma mais eficaz.


Qual a razão da conversa?

Começamos por um ponto fácil. Seja delegar funções, saber como está determinado projeto a decorrer, combinar a próxima reunião, saber como está a saúde de determinada pessoa - tudo isto são razões por detrás das inúmeras conversações que tem diariamente. Se ao questionar-se sobre o “porquê” não conseguir encontrar de facto uma razão para estar a falar com determinada pessoa, então essa comunicação não é importante e pode ser deixava eventualmente para depois do trabalho, evitando fazê-lo perder tempo.


Seja claro nos seus pedidos

Imagine que viu um erro num dos posts da página Facebook do seu negócio e envia uma mensagem ao responsável somente com um print e “resolva isso”. É possível que ele veja rapidamente o erro e perceba que o deve emendar, contudo, existe a possibilidade que no seu oceano de tarefas, ele acabe por não ver o erro, não compreendendo o pedido. No final, ele terá de perder tempo a enviar-lhe nova mensagem ou passará à frente sem nunca resolver nada. Não importa a mensagem, seja sempre o mais claro possível, evitando situações como esta.


Opte por ser o mais objetivo possível

No local de trabalho deve tentar ser o mais objetivo e prático possível. Opiniões e sentimentos podem ser discutidos mas idealmente fora do âmbito de trabalho. Se algo correu bem, ou mal, e deseja partilhá-lo, parabenize ou repreenda a equipa com factos e justificações racionais.


Não interrompa a conversa

Se lhe estão a dar instruções ou a fazer um comentário sobre as suas funções, evite interromper. Ouça toda a mensagem na totalidade e, quando houver uma pausa, comunique tudo o que teve para dizer durante a conversa. Isto torna a comunicação mais rápida e eficaz, evitando que uma das partes perca a sua linha de raciocínio.


Não discuta enquanto nervoso ou irritado

Quando estamos alterados temos tendência a não raciocinar corretamente sobre o que estamos a dizer, acabando por transmitir mal informações importantes e, em último caso, até a confundir trabalho com as emoções que temos perante determinada pessoa. Por isso, quando não está completamente calmo, aguarde alguns minutos para de facto comunicar com o seu colega.


Comunicar com a equipa faz parte do seu trabalho e é fundamental não desperdiçar tempo ao oferecer instruções vagas ou ao parar para discutir assuntos que podem esperar para depois do horário de trabalho.


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