Dicas para nunca perder um Deadline
Se é empreendedor, de certeza que já desejou ter tido mais tempo para finalizar um trabalho. Infelizmente, não é possível acrescentar horas ao dia, e falando francamente, se não tiver prazos ou deadlines para cumprir, é difícil terminar alguma tarefa.
Os prazos dão-lhe forma e estrutura, e criam uma atmosfera de compromisso que vai ajudar a combater as consequências negativas. No entanto, cumpri-los nem sempre é fácil. Eis algumas dicas para o ajudar:
1 – Desenvolva consciência de prazos / deadlines
Os hábitos são desenvolvidos por levarmos a cabo ações repetidas conscientemente. Quando são cultivados, podem passar a ser levados a cabo... inconscientemente. Desenvolver uma consciência do prazo / deadline vai ajudá-lo a cultivar o hábito de cumprir prazos.
2 – Seja razoável e realista
Uma questão que deve sempre colocar a si mesmo antes de aceitar um deadline é: este prazo é realista? Olhe para o seu horário e calendário antes de aceitar qualquer deadline. Não olhe apenas aos lucros sem pensar no que estará envolvido para o cumprir. Negociar prazos faz parte do processo e não deve ter medo de o fazer se sente que, dentro do período estipulado, não conseguirá cumprir a tarefa.
3 – Organize-se melhor e aos seus colaboradores também
Algumas pessoas conseguem trabalhar bem num ambiente caótico e desorganizado, mas o mais habitual é que os empreendedores que cumpram os prazos sejam meticulosamente organizados. Manter um calendário simples semanal pode ajudá-lo a organizar as coisas que devem ser feitas quando devem ser feitas. Todos os dias edite este calendário, acrescentando o que deve ser feito e riscando o que já foi cumprido. Uma outra boa ideia é criar checkpoints, ou seja, pontos onde cria outros deadlines menores para manter o flow do trabalho saudável.
4 – Use lembretes
Toda a gente tem esquecimentos, pelo que os lembretes podem ser muito úteis para qualquer empreendedor. Não se coíba de os planear de forma generosa e ao longo de várias etapas.
5 – Peça ajuda
Duas boas cabeças pensam melhor do que uma, e mais boas cabeças... melhor ainda. Partilhe com os seus familiares e amigos os seus objetivos e peça ajuda sempre que estiver com problemas. Não falamos de ajuda a executar o projeto – ainda que, dependendo dos casos, possa implicar isto mesmo – mas mais pedir ajuda em termos de apoio, motivação e conselhos que possam dar-lhe no sentido certo.
ARTIGOS RELACIONADOS
Dicas de Gestão de Tempo que Resultam
Maiores desperdiçadores de tempo numa Empresa