Dicas para nunca perder um Deadline


Se é empreendedor, de certeza que já desejou ter tido mais tempo para finalizar um trabalho. Infelizmente, não é possível acrescentar horas ao dia, e falando francamente, se não tiver prazos ou deadlines para cumprir, é difícil terminar alguma tarefa.

 

Os prazos dão-lhe forma e estrutura, e criam uma atmosfera de compromisso que vai ajudar a combater as consequências negativas. No entanto, cumpri-los nem sempre é fácil. Eis algumas dicas para o ajudar:

 

1 – Desenvolva consciência de prazos / deadlines

Os hábitos são desenvolvidos por levarmos a cabo ações repetidas conscientemente. Quando são cultivados, podem passar a ser levados a cabo... inconscientemente. Desenvolver uma consciência do prazo / deadline vai ajudá-lo a cultivar o hábito de cumprir prazos.

 

2 – Seja razoável e realista

Uma questão que deve sempre colocar a si mesmo antes de aceitar um deadline é: este prazo é realista? Olhe para o seu horário e calendário antes de aceitar qualquer deadline. Não olhe apenas aos lucros sem pensar no que estará envolvido para o cumprir. Negociar prazos faz parte do processo e não deve ter medo de o fazer se sente que, dentro do período estipulado, não conseguirá cumprir a tarefa.

 

3 – Organize-se melhor e aos seus colaboradores também

Algumas pessoas conseguem trabalhar bem num ambiente caótico e desorganizado, mas o mais habitual é que os empreendedores que cumpram os prazos sejam meticulosamente organizados. Manter um calendário simples semanal pode ajudá-lo a organizar as coisas que devem ser feitas quando devem ser feitas. Todos os dias edite este calendário, acrescentando o que deve ser feito e riscando o que já foi cumprido. Uma outra boa ideia é criar checkpoints, ou seja, pontos onde cria outros deadlines menores para manter o flow do trabalho saudável.

 

4 – Use lembretes

Toda a gente tem esquecimentos, pelo que os lembretes podem ser muito úteis para qualquer empreendedor. Não se coíba de os planear de forma generosa e ao longo de várias etapas.

 

5 – Peça ajuda

Duas boas cabeças pensam melhor do que uma, e mais boas cabeças... melhor ainda. Partilhe com os seus familiares e amigos os seus objetivos e peça ajuda sempre que estiver com problemas. Não falamos de ajuda a executar o projeto – ainda que, dependendo dos casos, possa implicar isto mesmo – mas mais pedir ajuda em termos de apoio, motivação e conselhos que possam dar-lhe no sentido certo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Dicas de Gestão de Tempo que Resultam

Maiores desperdiçadores de tempo numa Empresa

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais