Dicas para diminuir a sua ansiedade em eventos de empreendedorismo


Eventos como a Web Summit são ideais para qualquer empreendedor conhecer o state of the art da sua área de negócio, ao mesmo tempo que pode aproveitar para alargar a sua base de contatos e encontrar possíveis parceiros ou novos clientes. No entanto, muitos são os empreendedores que apesar da sua dedicação, são introvertidos, tendo dificuldade em falar diretamente com estranhos. Não desanime, damos-lhe algumas dicas de como se preparar para este tipo de ocasião.


Pesquise sobre o local e a cidade

Um dos elementos que aumenta a nossa ansiedade junto de estranhos é o facto de nos sentirmos estranhos naquele evento a que nunca fomos, possivelmente numa cidade que nunca visitámos. Por isso, descubra o máximo que pode sobre o local do evento e, se for o caso, sobre a cidade onde decorre - procure os melhores restaurantes, os melhores hotéis, e até um pouco da sua história. Para além de se sentir mais confortável, terá igualmente mais temas de conversa.


Descubra quem vai

Seja no LinkedIn ou até no próprio site e redes sociais do evento, perceba quais os profissionais que estarão presentes. Se souber quem são as pessoas, terá mais confiança para iniciar conversa com elas, sabendo especialmente as suas áreas de interesse, por exemplo.


Tenha perguntas em mente

Perguntas como “o que o trouxe aqui” ou “este é o primeiro evento a que vem”, são excelentes para começar uma conversa. Normalmente as respostas a estas questões levarão a um diálogo natural que será rico tanto para si, quanto para a outra pessoa.


Leve um colega ou amigo

Provavelmente não está nesta aventura sozinho e tem algum colega ou amigo que gostaria de o acompanhar. Para além de ser uma ajuda, pois ele eventualmente conhecerá pessoas que lhe são estranhas e vice-versa, é mais fácil iniciar uma conversa em grupo.


Relaxe

Provavelmente não escolheu ir a determinado evento somente para conhecer pessoas, certo? Normalmente este tipo de organizações têm vários workshops e masterclasses que vale a pena conferir e isso deve ser o seu verdadeiro objetivo. Não se pressione para conhecer outras pessoas e deixe que isso aconteça de forma natural, quem sabe, até alguém iniciará diálogo consigo.


Tire o maior partido de eventos de empreendedorismo e não stress se chegar ao final do dia sem ter falado com ninguém. Com o tempo, e os próximos eventos, sentir-se-á mais à vontade para iniciar conversa e com estas dicas garantimos que essa tarefa será mais fácil.


OUTROS ARTIGOS:

Transforme o seu restaurante num espaço de coworking

Essenciais que não podem faltar na sua campanha de Crowdfunding


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais