Dicas para escrever um bom discurso


Quer seja em reuniões, na inauguração de uma nova instalação ou outra ocasião formal, um bom discurso é sempre importante. Cada palavra será avaliada por todos os que o ouvem e, no final, poderá ser o caminho para fazer novos contactos ou para se riscar completamente das listas de futuros parceiros. De difícil concepção, os discursos não podem depender somente de uma boa piada como vemos em filmes, e deve ser escrito com cuidado e rigor. Para melhor concretizar esta tarefa, damos-lhe algumas dicas de como escrever um bom discurso.


Seja verdadeiro

É normal que deseje embelezar a sua experiência de vida ou aquilo que o levou a estar no pódio, porém, evite criar mentiras ou falsas verdades, facilmente detectadas por aqueles que se encontram à sua frente. Mesmo que a maioria dos seus amigos permaneçam em silêncio, há uma grande probabilidade de, entre os presentes, estar um concorrente ou alguém que o aprecie menos e que irá rapidamente fazer-se ouvir.


Evite que escrevam por si

Mesmo que conheça um escritor fantástico, ele nunca será você. Os seus maneirismos e as suas expressões, que todos conhecem, não conseguirão ser passadas corretamente para o papel e o seu discurso tornar-se-á rapidamente distante. Se, contudo, não tiver opção, recorra a um artista que possa passar algum tempo na sua companhia e que o conheça bem.


Comece pelo fim

A melhor forma de começar um discurso, é pelo seu final. Qual o motivo que o levou a discursar? Qual a principal ideia que seja transmitir aos presentes? Perceba onde deseja terminar o discurso e crie um caminho que o leve a ele.


Estrutura

Delineada a conclusão, tem agora de escolher uma estrutura viável, evitando começar a escrever como se se tratasse de uma ficção - que se desenrola naturalmente. Alguns dos tipos mais comuns e práticos de estruturas são a apresentação de um problema e de uma solução (a sua conclusão), o encontro de uma oportunidade e como planeia aproveitá-la, ou ainda os prós e os contras de determinada decisão que se encontra em curso.


Estude o caso

Seja qual for o seu objetivo, é fulcral conhecê-lo ao máximo de modo a sentir-se confortável enquanto discursa. De igual forma, uma boa pesquisa irá dar-lhe fundamentos que reforcem a sua ideia e a sua conclusão.


Inclue uma história pessoal

Claro que o discurso não deve basear-se somente em uma história da sua experiência mas acrescentar algo pessoal ao texto é sempre uma mais valia. Por exemplo, se deseja apresentar os contras de determinada ideia pode usar algo que tenha acontecido consigo ou com um conhecido para explicar, e provar, que certo caminho pode não ser o mais correto e eficaz. Se o seu discurso for mais leve e desejar dar-lhe um tom mais humorístico, pode sempre adicionar uma história útil que seja divertida.


Brilhe no seu discurso, cative a atenção do público e partilhe as suas ideias e o seu projeto da melhor forma possível. Nunca se esqueça que uma apresentação deste tipo tem sempre consequências e quanto melhor for o seu trabalho, melhores oportunidades terá no futuro.


OUTROS ARTIGOS:

Como aumentar o reconhecimento da sua marca

Como dar início ao seu website


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais