Empreendedorismo

Dicas para fechar uma Venda


Há uma série de estratégias úteis que, depois de uma negociação de sucesso, podem ajudá-lo a fechar definitivamente uma venda. Eis algumas lições preciosas que deve recordar.

 

Estabeleça objetivos ambiciosos

Não se contente em ter uma performance ao nível da média e procure sempre ultrapassar o normal e ser o melhor. Estabeleça objetivos diferentes e mais ambiciosos (mas concretizáveis!) do que qualquer outro membro da sua equipa. Isto vai obriga-lo a esforçar-se mais para fechar os negócios que precisa de fechar.

 

Tenha diferentes estratégias de fecho

Um dos grandes erros cometidos por vendedores é que só têm uma estratégia de atuação para fechar uma venda. A verdade, é que precisa de abordagens diferentes. Todos os clientes são diferentes e identificam-se com coisas diferentes. Se perceber que uma estratégia não está a funcionar tem de ter o discernimento de tentar outra abordagem rapidamente ou corre o risco de perder prematuramente o cliente.

 

Entenda a importância do preço

Um dos grandes problemas das vendas é que, muitas vezes, é difícil pensar o preço do ponto de vista de quem compra. Ora o comprador necessita de ter a certeza de que o produto/serviço que vai adquirir vai resolver a necessidade que o levou até si numa primeira instância. Se resolver, ele vai pagar. Portanto, não confunda preço com valor.

 

Não tenha receio de pressionar

Há muitas técnicas de vendas que assentam numa lógica de não-pressão no cliente, porque pode parecer rude, não profissional e invasivo. No entanto, não se esqueça que um grau de pressão ligeiro é absolutamente essencial para fechar qualquer negócio.

 

Acredite no que está a vender

As vendas têm muita conversa fiada, é verdade... mas no final do dia, a honestidade e a paixão podem ser os seus maiores aliados para fechar um negócio difícil. Assegure-se de que acredita no que está a vender.

 

Pratique

Os especialistas dizem que levamos cerca de 10.000 horas até podermos dominar uma determinada habilidade. Fechar um negócio é uma habilidade como qualquer outra. Necessita de treino com clientes reais, amigos, família, colegas. Faça o trabalho de casa, leia, procure estratégias e pratique, pratique, pratique. Vai compensar.

 

Feche apenas quando tiver a certeza

Pense no fecho da venda como um pedido de casamento – se estiver preocupado com a resposta é porque não fez a pergunta na altura certa.

 

 

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