Empreendedorismo

7 Dicas para dar Feedback Negativo aos seus Trabalhadores


Trabalhar com outras pessoas requer sempre um grau mais ou menos elevado de feedback se quer que o seu negócio continue a progredir e que os seus trabalhadores se mantenham motivados.

 

Dar feedback negativo a um trabalhador nem sempre é uma tarefa fácil, todavia, não tem de ser transformado num bicho de sete cabeças, sinónimo de frieza, desconforto ou altercação. Há vários métodos de delinear esta conversa para que termine numa toada positiva; eis algumas dicas:

 

1. Construa relações positivas desde o primeiro momento

Se pretende conseguir dar feedback menos positivo sem criar raiva ou sentimentos negativos, então terá de trabalhar na manutenção de boas e duradouras relações com os seus trabalhadores. Pense neste caso – estaria mais disposto a receber uma crítica de um amigo ou alguém em quem confia ou de um chefe distante que mal conhece?

 

2. Não o esconda

Enterrar um apontamento negativo no meio de elogios para lhe facilitar o discurso não só é uma ação tipicamente medrosa como é especialmente pouco eficiente – de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Chicago metade das pessoas que receberam um mau feedback desta forma não só o ignoraram como acharam que estavam a fazer um ótimo tabalho.

 

3. Aproveite o momento

Porque dar feedback negativo não é propriamente a tarefa mais confortável de todas, muitas pessoas têm tendência em arrastá-lo, fazendo dele um problema maior do que é na realidade. O melhor feedback a dar é no momento – quanto mais próximo estiver do acontecimento mais impacto terá.

 

4. Nunca o torne pessoal

Há uma diferença abismal entre um feedback profissional negativo e um ataque pessoal. Nunca confunda os dois. No momento de passar uma crítica profissional, extraia a ideia emocional da pessoa da equação – desta forma evita um problema de atrito que poderá escalar-se e tornar-se um caso de “trabalhador vs patrão” que deverá a todo o custo evitar.

 

5. Ofereça reforço positivo

Não se limite a dar feedback negativo – é importante que, de uma forma regular, reconheça aquilo que os seus colaboradores fazem bem. Torne isto uma das suas prioridades e verá que o ambiente de trabalho e a motivação melhorará a olhos vistos.

 

6. Mostre-se disponível

Se se está a preparar para partilhar feedback negativo, aproveite e prepare-se também para estar aberto e disponível a feedback recíproco dos seus pares. Os trabalhadores empenham-se muito mais em ambientes de trabalho com chefes que pedem a sua participação e feedback. Mantenha uma política de “porta aberta”, encoraje sugestões (mesmo que anónimas) e não castigue ninguém apenas por expressar uma opinião.

 

7. Escreva-o

É sempre preferível adereçar a questão das críticas negativas pessoalmente, mas se se sentir demasiado intimidado ou incomodado com a ideia, coloque-o por escrito. Escrever um email onde pode expor o feedback, explicar o seu contexto e a sua opinião pode facilitar o processo. No entanto, lembre-se que é essencial que alguma forma de contacto direto surja no processo, por isso, sugira uma reunião posterior para esclarecimentos adicionais – o formato escrito é apenas uma forma de quebrar o gelo.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como motivar equipas

Team Building

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais