Dicas de como se tornar um freelancer mais produtivo


Muitas vezes ligados a mais de uma área, os freelancer estão a dominar o mundo do empreendedorismo cada vez mais e é normal que a falta de criatividade e o pouco tempo disponível para cada tarefa, possa dificultar o seu trabalho mais tarde ou mais cedo. Conheça, por isso, truques para se tornar um freelancer mais produtivo.

1. Alterne a sua rotina
As rotinas são de um modo geral algo bastante positivo, permitindo-lhe organizar o seu tempo e eliminar algum do stress diário proveniente do sentimento de ainda ter várias tarefas para terminar até ao final do dia. Contudo, é importante reinventar e sair da rotina para que esta não acabe por limitar a sua criatividade e produtividade. Viva novas experiências, saia da sua zona de conforto e não é preciso muito! Mude o seu local de trabalho (especialmente se trabalha a partir de casa), vá almoçar a um lugar novo, use apps diferentes, ou leve a cabo um projeto novo - até os mais pequenos detalhes podem ser mudados.

2. Sonhar acordado pode ser vantajoso

Normalmente visto como uma distração da qual devemos fugir, sonhar acordado é na realidade útil para estimular a sua criatividade e para além de servir como um breve momento de descanso e relaxamento, leva-o a imaginar situações que o preparam melhor para aquela reunião importante ou na elaboração daquele projeto novo.

3. Aproveite o seu tempo-livre para jogar
Não. Os videojogos não são só para crianças e, aliás, vários estudos recentes revelam que os jogos estimulam o seu cérebro como mais nenhum hobby consegue, aumentando a percepção, atenção e cognição do jogador. Em especial, jogos de tiro, estratégia e até mesmo os conhecidos trivia, levam-no a situações onde tem de usar a sua rapidez mental e até a sua inteligência, para ultrapassar os obstáculos que vai encontrando - como chegar ao inimigo sem ser visto, como subir ao cimo da torre, entre outros. O seu cérebro agradece.

4. Rabisque à vontade
Já pensou em comprar um caderno branco? Saiba que rabiscar é uma das formas mais fáceis de relaxar e aumentar a sua criatividade, importantes quando se deseja ser mais produtivo. Esta é uma atividade que quase todos fazemos, especialmente quando ao telefone, mas normalmente fazêmo-lo num pequeno pedaço de papel (que rapidamente fica sem espaço) ou não o fazemos de todo porque a única coisa que temos disponível são documentos importantes. Guarde consigo um pequeno caderno ou bloco e deixe o seu cérebro soltar a sua criatividade enquanto faz aqueles telefonemas de trabalho.

ARTIGOS RELACIONADOS
Descubra como ter um negócio de família bem sucedido
Como escolher um bom freelancer

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais