Dicas para gerir o seu dia como Empreendedor


HTML Editor - Full Version

Normalmente, os empreendedores assumem horários tão extensos quantas as tarefas que vão surgindo ao longo do dia, o que se traduz num dia de trabalho mais longo do que alguma vez deveria ter. Há sempre coisas para fazer e melhorar, mas é importante saber parar e descansar para que no dia seguinte consiga aplicar a mesma ou ainda mais energia naquilo que faz.

 

Eis sete dicas para gerir o seu dia enquanto empreendedor.

 

1. Comece o seu dia... na noite anterior

A noite anterior é a altura em que, realmente, o seu dia começa. Calma, não estamos a sugerir que trabalhe à noite, mas simplesmente que se organize de forma a que tudo corra de forma mais fluída e orgânica. Reveja o seu calendário, confirme as horas das reuniões, as chamadas que tem de fazer e outros prazos importantes que tenha brevemente. Depois prepare todos os equipamentos ou itens que necessita para o dia seguinte prontos (tanto pode ser o seu portátil de trabalho como a marmita com o almoço). Por fim, desligue todos os dispositivos e equipamentos que possam incomodar o sono de que bem precisa para começar o dia seguinte cheio de força.

 

2. Mexa-se

Sair da cama e por o corpo a mexer é uma ótima forma de por o sangue a circular da melhor forma e dar um boost às sinapses. Se não é dos que costumam exercitar-se logo cedo, confie em nós: funciona! Começar com exercício logo de manhã – nem que seja uma caminhada de 30 minutos – vai dar-lhe mais energia e frescura para o resto do dia.

 

3. Dome o seu cérebro

A meditação e o mindfulness são exercícios essenciais para o seu cérebro. Só lhe tomam 10 a 15 minutos de manhã e podem realmente ajudá-lo a gerir melhor o seu dia, ajudando a lidar com o stress e a aumentar a sua adaptabilidade.

 

4. Muna-se de ferramentas que o ajudem

Se não é organizado, obrigue-se a sê-lo, mesmo que com alguma ajudinha “artificial”. Esta pode ir desde apps úteis para a gestão de tempo e tarefas até ao limite de um assistente.

 

5. Coma e bem

O seu corpo e o seu cérebro precisam de combustível. Não se esqueça que a comida é uma parte crucial da sua rotina diária. Parece simples, mas é tão importante e tanta gente se esquece que chega a parecer inacreditável. Faça várias refeições ao longo do dia e escolha alimentos que lhe dêem energia todo o dia.

 

6. Divida o tempo

A compartimentação do tempo é uma forma eficiente de ter produtividade sem interrupções. Assegure-se, por exemplo, de que guarda uma ou duas horas para resolver problemas, fazer brainstorming ou terminar tarefas urgentes.

 

7. Saiba desligar-se

Quando sair do trabalho ao final do dia, desligue-se dele. Se é jovem e solteiro isto pode não parecer tão importante, mas rapidamente verá que é essencial para uma vida plena e feliz. O tempo que passa fora do trabalho contribui e muito para o tempo que passa no trabalho, portanto garanta que se diverte e que tem tempo livre para dedicar a outras coisas (e pessoas) que gosta. Só assim poderá continuar motivado para ser bem sucedido profissionalmente.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

10 Dicas de Gestão de Tempo que Funcionam

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais