Empreendedorismo

Dicas para Gerir o seu Horário


Aprender a planear a seguir uma rotina é essencial na sua produtividade e performance no trabalho. Nesse sentido, e com vontade de o ajudar no seu dia-a-dia, eis algumas dicas básicas para o ajudar a gerir (e otimizar) o seu horário.

 

1. Crie uma rotina

Não importa no que está a trabalhar, mas crie rotinas. Bloqueie tempos para atividades específicas e seja fiel a esse plano. Transforme o seu horário em blocos e coloque uma atividade dentro de cada bloco – não se esqueça de criar um pequeno espaço para gestão de imprevistos também. Se quer tempo livre? Planeie.

 

2. Agrupe reuniões, encontros, chamadas telefónicas e email

Se tem entrevistas ou reuniões para marcar, agende-as todas para os mesmos dias, bloqueando apenas, por exemplo, dois dias na sua agenda. Desta forma, não só cria espaço para estes mesmos encontros, como abre espaço para as outras atividades e trabalhos importantes. Faça a mesma coisa com as chamadas telefónicas e os emails – tenha especialmente cuidado com estes últimos. Os emails podem determinar a sua produtividade se assim o permitir. Evite ver o email sempre que recebe uma mensagem nova. Lembre-se: crie blocos e respeite-os o máximo possível.

 

3. Otimize o tempo para os diferentes tipos de interação

Não deixe arrastar demasiado as suas chamadas ou reuniões. Estabeleça uma regra geral para 10-15 minutos por chamada e 30 minutos por reunião. É o essencial para criar a ligação inicial, mas havendo um “limite de tempo”, é mais fácil extrair a “gordura” da conversa e aproveitar apenas o que realmente interessa.

 

4. Contemple tempo para se exercitar e para dedicar à família

A não ser que não esteja no calendário/horário, não vai ser feito – o mesmo aplica-se à sua vida pessoal. Quer faça exercício de manhã, à tarde ou à noite, coloque-o no seu horário diário. O mesmo aplica-se ao tempo dedicado ao lazer e família. Se for um workaholic extremo, vai acabar por roubar demasiado tempo à sua vida pessoal e só vai prejudica-lo.

 

5. Faça, efetivamente, uma gestão de tempo

Ter alguém a gerir o seu calendário ou horário não tem o mesmo impacto do que realmente fazê-lo por si mesmo. Pense sobre o tempo. O que tem, o que utiliza e para quê. Pense como pode otimizá-lo. Verá que se o organizar de acordo com os seus ritmos sentir-se-á muito menos assoberbado e stressado.

 

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