Empreendedorismo

Dicas de gestão do Google Analytics


Uma conta de Google Analytics pode ser aberta por qualquer pessoa que tenha um website e que queira analisar a sua performance. A seguir apresentam-se seis formas de se iniciar no Google Analytics e aumentar o seu tráfego.

 


Origem do tráfego
A origem do tráfego determina de onde vêm os visitantes do seu site, podendo representar motores de busca, outros sites, anúncios pagos, redes sociais, referências ou tráfego direto (através da digitação do url). Avalie e compare a eficiência da sua pesquisa, campanhas e referências. Esta métrica também o pode ajudar a deslindar quais as áreas com maior sucesso no seu site e ajudá-lo a decidir se deve focar-se na publicidade e promoção ou em esforços de otimização do site.

 

Fontes de visitas
As fontes de visitas (ou contente sources) determinam quias das suas páginas geram mais tráfego assim que os visitantes chegam ao seu site. Com esta informação pode deslindar qual o conteúdo preferido dos visitantes e desenvolver outros conteúdos baseados nas suas necessidades e valorização.

 

Bounce Rate
O bounce rate representa a percentagem de visitantes que entram e saem do seu site depois de verem apenas uma página, ao invés de continuarem a navegar no site. Uma bounce rate elevada pode significar que o seu site não é o que procuravam, estando este número também associado com a percentagem de visitantes satisfeitos e capazes de retirar mais informação relevante do seu site. Ao monitorizar o bounce rate pode determinar quais as páginas que funcionam e que “prendem” os visitantes ao seu site.

 

Tempo no site
O tempo no site assegura se o seu tráfego é ou não qualificado. Se os visitantes não passam muito tempo na sua página, pode querer dizer que não encontram o que procuravam. Baseando-se neste indicador, tente tornar o seu site mais “amigável” e atrativo aos potenciais clientes.

 

Unique visitors
O número de unique visitors é um dos principais indicadores de sucesso de um site. Representa o número de pessoas que visitou a página num período de tempo. Se o seu número for 2500, quer dizer que 2500 pessoas diferentes visitaram o seu site no período de tempo definido. Se o número for baixo, pode querer dizer que a sua página não está bem qualificada nos rankings de pesquisa dos motores de busca ou que as suas palavras-chave não são eficientes.

 

Palavras-chave
Que palavras-chave geram tráfego? Incorpore palavras-chave que os clientes e futuros clientes já estejam a usar na pesquisa. Se os termos que estes usam para o encontrar não são os que previu e otimizou, reveja a sua estratégia de SEO.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais