Dicas para internacionalizar o seu negócio


Com o advento da internet e da consequente globalização, nunca foi tão fácil internacionalizar o seu negócio, fazendo-o crescer um pouco por todo o mundo, algo especialmente importante para países mais pequenos como o caso de Portugal. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas por onde começar esta nova etapa.


Planeie a sua expansão antecipadamente

Estude ao máximo os mercados internacionais e escolha aquele que melhor se adapta ao seu modelo de negócio. Com o tempo você ficará a conhecer mais sobre o modo como se trabalha lá fora e poderá adaptar o seu modelo ao de outros países, aumentando a presença da sua marca e igualmente os seus contactos.


Descubra mais sobre a cultura

Se já tem um país em mente nada melhor do que visitá-lo para perceber as melhores formas de se “infiltrar”. Beba da sua cultura e dos seus costumes, leia um pouco da sua história e interaja com a sua população. A pior coisa que lhe pode acontecer é estar numa reunião com um futuro cliente ou parceiro e acabar por insultar a sua cultura sem que se aperceba. Quanto mais se mostrar à vontade com os costumes de determinado país, mais facilmente será vender o seu produto lá.


Contrate alguém de fora

Servindo como um guia de negócios, é importante contratar alguém nativo do país que facilite a sua comunicação e a sua criação de contatos. Ele deverá conhecer bem o mercado da sua empresa, sabendo onde investir e como construir uma boa estratégia de marketing. Por outro lado, se alguma empresa ou indivíduo o quiser contactar, terá esta tarefa facilitada, sentindo-se provavelmente mais à vontade com este “guia” do que com qualquer outra pessoa da sua empresa.


Como viajar rapidamente

Quer seja o seu país de interesse longe ou perto do país onde mora, é importante perceber rapidamente qual o meio de transporte mais rápido e mais cômodo para usar. Seja numa fase inicial ou mais para a frente, você terá certamente de viajar até ele e estar preparado de antemão é sempre a melhor opção. Claro, pode ainda optar por perguntar casualmente ao seu novo parceiro de negócios que hóteis e restaurantes lhe aconselha, aumentando a confiança da vossa relação.


Aprenda a trabalhar enquanto nómada digital

Ainda que não se torne completamente num nómada digital, pode ser-lhe benéfico estudar como estes profissionais aprendem a trabalhar de qualquer parte do mundo. Pesquise que tipo de materiais precisará, qual o melhor computador, qual o melhor tablet ou smartphone, e mantenha-se sempre em contato, mesmo quando viaja, de modo a que não prejudique a sua produtividade.


Com um bom inglês e alguma paciência é agora possível chegar a qualquer parte do mundo, por isso, não deixe passar esta incrível oportunidade de negócio e aumente a presença da sua marca um pouco por todo o lado.


OUTROS ARTIGOS:

Torne-se mais apelativo para o Google

Transforme o seu restaurante num espaço de coworking


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais