Empreendedorismo

10 Dicas para uma melhor campanha de crowdfunding


Depois de longos meses a trabalhar uma ideia, está na altura de a trazer para o mercado mas para isso é necessário recorrer a financiamento e uma das formas de financiamento mais em voga atualmente é o crowdfunding.

 

No entanto, há muito mais a saber sobre a “arte” de juntar dinheiro online do que simplesmente juntar um bom vídeo a uma página bonita. Eis algumas dicas:

 

1. Crie um protótipo: não, não estamos a falar de uma versão low-end do seu produto, referimo-nos a um protótipo completo, funcional e  que prove a exequibilidade do seu produto;

 

2. Não gaste todo o orçamento no vídeo: muitas campanhas esbanjam uma quantidade de dinheiro exorbitante no seu vídeo de apresentação quando o mais importante é simplesmente passar uma mensagem clara e atrativa;

 

3. Distribuição é o foco: faça exercícios práticos de previsão tentando antever de onde virão os seus 100/1000 primeiros apoiantes;

 

4. Preço certo: não atribua preços ao calhas – nem para cima nem para baixo - e tenha em conta a procura, a oferta e a maximização do seu lucro;

 

5. Update regular: planeie updates diários da campanha, com conteúdo – os apoiantes querem normalmente saber em que pé estão os projetos que apoiam;

 

6. Q&A: prepare-se para questões e comentários durante a campanha – fazer um Q&A com as perguntas/respostas mais prováveis é já meio caminho andado, mas leve também em consideração a criação de um gestor de emails eficiente;

 

7. Alvo correto: sucesso traz mais sucesso – trace um objetivo que veja como possível de alcançar bem antes de o prazo terminar. Isto dá à campanha um sentido de sucesso e cumprimento que ajudarão a dar momentum ao seu produto;

 

8. Sistema de referências: todas as campanhas devem ter ativo um sistema de referências que premeia os apoiantes que tragam mais amigos para a campanha, seja através de upgrades, produtos grátis ou outros brindes;

 

9. Pratique o upsell: Encontrar novos apoiantes torna-se, a certa altura, bastante difícil, mas vender mais aos seus apoiantes (inclusive, produtos diferentes ou upgrades) pode ser um melhor caminho para maior investimento no seu produto.

 

10. Acordos com os apoiantes: as pessoas adoram falar de produtos que lhes oferecem acordos especiais e exclusivos.

 

 

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