Dicas para oferecer o melhor discurso de sempre


Discursar à frente de uma multidão pode não ser algo natural para si mas é comum que mais tarde ou mais cedo aconteça seja para uma apresentação a futuros clientes ou até num evento como o Web Summit, por isso, aprenda algumas dicas que podem facilitar a partilha da sua mensagem e o modo como esta é captada.


Componha-se quando chega ao palco

Quando chega ao palco é importante não começar a falar de imediato. Coloque-se numa posição confortável, relaxe e deixe-se estar em silêncio alguns segundos. Isto irá transmitir confiança e calma, fundamental se deseja transmitir uma sensação de profissionalismo e de sabedoria. Mesmo que esteja nervoso, este pequeno ato irá esconder esse elemento.


Olhe diretamente para o público

Quando se está nervoso, existe sempre a técnica de olhar em frente, dando a sensação de que está a olhar para a audiência mas sem ter de a encarar realmente. Contudo, muitos profissionais começam a detectar isto nas apresentações, prejudicando o modo como é visto. Idealmente, deve olhar para quem está à sua frente, um a um, mostrando que está confiante e que está realmente a falar para as pessoas e não somente a falar por falar, na esperança que alguém o ouça.


Ignore quem não está interessado

É comum que nem todos os presentes estejam investidos na sua apresentação e olhar demasiado para eles pode deixá-lo nervoso ou pouco confiante. Idealmente, deve procurar quem o está realmente a ouvir, mostrando que percebeu o seu interesse, ao mesmo tempo que alivia a sua ansiedade.


Não se apresse a apresentar

Nem todos temos a mesma velocidade de compreensão e se fala naturalmente depressa, mais tarde ou mais cedo encontrará alguém que perde informação importante do seu discurso, acabando por se “desligar” dele. Quando fala para uma plateia, tente falar um pouco devagar para que todos possam compreender o que diz - adicionalmente isto deixa também tempo dos interessados tomarem notas.


No final, não se esqueça de agradecer, revelando educação mas também respeito pelo tempo dos outros. Terminar o discurso e sair imediatamente irá transmitir a sensação de que se limitou a ler em voz alta um texto. Ao se despedir, está a dar uma extra atenção a quem o ouve.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como dar um discurso digno de um TEDx

Como dar o seu melhor discurso, mesmo se o der várias vezes

Dicas para escrever um bom discurso


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais