Dicas para melhorar a sua capacidade de negociar


Saber negociar com eventuais clientes e parceiros é fundamental ao crescimento de qualquer empresa, no entanto, esta pode ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. Mas não se preocupe! Neste artigo, damos-lhe algumas dicas de como melhorar a sua capacidade de negociar e garantir aquele projeto que tanto deseja.

 

Faça trabalho de casa

Estude o seu cliente ou parceiro, conheça o seu passado e os seus objetivos. De seguida, crie uma pequena apresentação. Fale brevemente de si e da sua empresa mas vá direto ao assunto - revele quais as suas intenções com aquela reunião, mostre de que forma não está a desperdiçar o tempo do seu ouvinte e quais as vantagens em chegarem a um acordo. Se o seu ouvinte se mostrar resiliente, saiba quais as suas fraquezas e as suas ambições, vá de encontro às necessidades dele.

 

Saiba se aquela é a melhor altura

Se não estiver seguro de que a negociação terminará a seu favor, talvez pela sua complexidade, verifique sempre se aquela é a melhor altura para a iniciar. Por vezes o seu cliente ou parceiro pode encontrar-se num momento de muitos projetos, estando com pouco tempo para decidir e isso acabará por levá-lo a rejeitar qualquer ideia nem que seja pelo facto de que não tem tempo para a compreender ou adicionar ao seu calendário. Confira sempre que aquele é o momento mais oportuno para si e para a sua contraparte.

 

Esteja preparado para alterações ao plano original

Nem todos os projetos difíceis são impossíveis de levar avante. Esteja confiante no seu plano e no que tem a oferecer mas tenha em atenção que pode ser necessário alterar detalhes se isso for a diferença entre ter uma negociação que termina a bem ou não. O cliente ou parceiro pode estar receoso e adaptar o seu plano pode ajudá-lo a aceitar mais facilmente - isto claro, se não modificar completamente o seu plano original.

 

Fuja de problemas e foque-se nas soluções

O seu futuro parceiro está em dúvidas se o budget é suficiente? Procure encontrar imediatamente soluções, proponha estratégias, encontre a resolução dos problemas que a contraparte encontre. Mostre que você está preparado para qualquer adversidade.

 

Recapitule a negociação

No final, lembre-se de confirmar em voz alta todos os pontos fulcrais da negociação e perceba se todos estão de acordo sobre qual o próximo passo. Algum ponto pode ser sido mal explicado ou uma das partes pode pensar que a solução encontrada para determinado problema foi uma, quando foi outra. Verifique que ambos os lados “estão na mesma página”.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Dicas para nunca perder um Deadline

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais