Empreendedorismo

Dicas para Melhorar a sua Memória


Esquecer o aniversário de um familiar ou uma compra doméstica é aborrecido, mas uma boa memória tem um papel particularmente importante no ambiente profissional – afinal, lembrar prazos e tarefas, memorizar apresentações e saber nomes poderá fazer a diferença.

 

Neste artigo apresentamos alguns hábitos que o ajudarão a melhorar a sua memória.

 

Faça Exercício

O exercício, particularmente a corrida, ajuda a melhorar as funções de memória porque produz uma proteína que alimenta o desenvolvimento de neurónios.

 

Alimentos amigos do cérebro

As nozes são alimentos especialmente bons para melhorar a sua memória – os antioxidantes incluídos no fruto seco ajudam a desacelerar o declínio cognitivo. O peixe (em particular o salmão) também é um alimento que ajuda a manter as células cerebrais saudáveis e “felizes”.

 

Beba café

Vários estudos demonstram que a cafeína ajuda a consolidar o processo de armazenamento de informação no cérebro.

 

Faça sestas

Segundo a Universidade da Califórnia, o sistema nervoso autónomo – que controla atividades como a respiração, batimento cardíaco e digestão – ajuda à consolidação da memória enquanto dormimos. Assim, dormir pode ajudar a transformar memórias de curto-prazo em memórias de longo-prazo. Uma sesta breve a meio da tarde pode ainda ajudá-lo a pensar de forma mais flexível.

 

Tome notas no papel

Há vários estudos que comprovam que tirar notas escritas num papel ajuda mais a relembrar a informação do que informações passadas para um computador.

 

Tenha horários de refeições

Um estudo da UCLA confirmou que os snacks tardios antes de deitar afetam a função da memória, em particular a capacidade de concentração e aprendizagem. No mesmo estudo, ficou comprovado que reagimos melhor a testes de memória se estivermos habituados a tomar refeições sempre à mesma hora do que a horas aleatórias.

 

Ria

Rir ajuda a melhorar a criação de memórias de curto-prazo – isto porque o riso propicia a descontração e eliminação do stress, ajudando assim na função de memória.

 

Faça Yoga

Segundo o Journal of Alzheimer’s Disease, fazer yoga ou meditar pelo menos uma vez por semana ajuda à função cerebral e previne o declínio cognitivo.

 

Mantenha-se Ativo

Pessoas ativas têm melhor memória e uma rapidez maior no processamento do pensamento.

 

Experimente Coisas Novas

Porque o nosso cérebro está programado para decidir constantemente o que é importante lembrar, fazer coisas novas ou quebrar a sua rotina pode ajudá-lo a assumir que informação é importante manter.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais